Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do Hospital Emílio Carlos é composta por uma equipe multidisciplinar, coordenada por um médico infectologista, pós-graduado na área de Controle de Infecções.

A CCIH tem como objetivo reduzir as taxas de infecção hospitalar através da elaboração de políticas que envolvem desde o treinamento dos colaboradores até a realização de normas técnicas, controle do uso de antimicrobianos, investigação de surtos e o próprio diagnóstico e tratamento das infecções.

Os seus membros executores possuem carga horária exclusiva para o desenvolvimento das atividades. Anualmente, a equipe realiza treinamentos relacionados à prática das precauções e isolamentos, higienização das mãos, processamento de culturas no laboratório de microbiologia e vigilância das infecções hospitalares.

O médico infectologista da CCIH acompanha e supervisiona, diariamente, a prescrição dos antibióticos, principalmente nas unidades onde há grande consumo dos mesmos como, por exemplo, a Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Além disso, a enfermeira responsável pelo Serviço também orienta os colaboradores em relação aos procedimentos e processos de trabalho.

A CCIH está ligada à Comissão de Vigilância em Âmbito Hospitalar, que notifica toda e qualquer suspeita e/ou confirmação de doenças de notificação compulsória, bem como analisa o processo de tratamento e a conduta.

A Comissão de Gerenciamento de Riscos, que monitora e gerencia os riscos das tecnologias em saúde visando à redução da ocorrência de eventos adversos à saúde, está ligada à CCIH. Regularmente, os profissionais se reúnem para a elaboração de estratégias, revisão e atualização das políticas já em funcionamento.

Contato: (17) 3311-3200 - ramal 3324.