História

O filho do casal Emília e Antônio Carlos, Dr. Emílio Carlos, nasceu na cidade de Catiguá, interior de São Paulo. O advogado e jornalista com boa dicção atuou como locutor de programas da língua portuguesa na rádio BBC de Londres. Ao retornar ao Brasil, foi eleito deputado federal.

A morte de Emílio Carlos foi considerada por muitos como prematura. Ele sofreu um infarto do miocárdio, em Brasília. Após o falecimento, seu irmão, médico, deputado estadual e ex-secretário da saúde do Estado do governo Jânio Quadros, Fauze Carlos, solicitou que o antigo hospital de tuberculose, localizado em Catanduva, passasse a ser chamado Hospital Emílio Carlos.

Inaugurado na década de 60, o hospital era exclusivo para o atendimento de tuberculose. A doença passou a ser tratada ambulatorialmente e o número de pacientes que necessitava de internação diminuiu ao ponto da unidade hospitalar encerrar suas atividades.

O hospital foi reativado em 05/04/83 para atendimento ambulatorial em diferentes especialidades e passou a ser administrado pela Fundação Padre Albino. Em 27/01/86, os setores de internação destinados ao Sistema Único de Saúde – SUS foram implantados. Hoje, o hospital conta com 143 leitos de internação, sendo 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva - UTI e 10 leitos para moléstias infectocontagiosas (MI), sendo 2 deles de Hospital Dia e 8 para internação em MI. O Hospital é referência para Catanduva e região, pois dispõe de ambulatórios com 38 consultórios, distribuídos nas seguintes áreas: Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Clínica Pediátrica, Psiquiatria, Dermatologia, Moléstias Infecciosas, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Gastrocirurgia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica Geral, Clínica Vascular, Cirurgia Torácica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Aconselhamento Genético, Infectologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia, Oncologia, Pneumologia Geral, Reumatologia, Urologia e Geriatria.

Missão

Promover assistência à saúde de forma humanizada, com ênfase na média complexidade, desenvolvendo o ensino e a pesquisa com sustentabilidade.

Visão

Ser reconhecido como um dos melhores complexos hospitalares pela excelência na assistência, ensino e pesquisa, com uma gestão autossustentável.

Valores

  • Preservar e valorizar a história;
  • Transparência e ética nas ações;
  • Capacitação profissional;
  • Humanização;
  • Tecnologia;
  • Qualidade;
  • Eficiência.