Hospital da Rede Sentinela e Comissão de Padronização

O Hospital Emílio Carlos faz parte da Rede Sentinela desde 2005 como hospital colaborador que requer capacidade para o desenvolvimento de estudos de interesse do Sistema de Saúde Brasileiro. A Rede Sentinela é uma estratégia da Vigilância Sanitária Pós-Uso/Pós-Comercialização de produtos (Vigipós), que visa prevenir os riscos associados ao consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária. A rede integra os serviços de saúde para o melhor gerenciamento dos riscos e atua em conjunto com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA estimula a segurança e a qualidade da assistência prestada nos serviços, promove o intercâmbio de experiências e informações, além de propiciar a atualização contínua aos integrantes da rede.

O hospital da Rede Sentinela deve trabalhar em conjunto com a Comissão de Padronização para garantir a qualidade dos produtos e, em caso de defeitos ou má qualidade dos mesmos, fazer a notificação imediata para que as intervenções sejam realizadas.