Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional diz respeito ao tratamento das pessoas com diminuição, déficit ou incapacidade física ou mental, temporária ou permanente. O terapeuta ocupacional realiza diferentes atividades com o paciente visando promover o restabelecimento e o máximo uso das suas funções com o propósito de ajudá-lo a fazer frente às demandas de seu ambiente de trabalho, social, pessoal e doméstico e a participar da vida em seu mais pleno sentido.

A Terapia Ocupacional auxilia no diagnóstico do paciente e ajuda a manter ao máximo o bem-estar; a prevenir a piora em uma desordem crônica; a promover e restabelecer as funções biopsicossociais; a acelerar a convalescença; a restabelecer a capacidade laborativa e a proporcionar maior independência funcional no leito. O terapeuta ocupacional orienta em relação às condutas no período pós-alta, possibilitando mais segurança ao paciente.

O Serviço de Terapia Ocupacional do Hospital Emílio Carlos funciona de segunda a sexta-feira, no período da manhã, e segunda, quarta e sexta-feira, no período da tarde. A demanda atendida nas áreas de Neurologia, Ortopedia e Hanseníase é de jovens e adultos. O serviço também atende a especialidade Terapia da Mão e é habilitado para prestar o atendimento nas múltiplas áreas da saúde.

Profissionais: Mara Regina Dotto Gussi (Período da manhã);
Rita de Cássia dos Santos Lahós (Período da manhã);
Isabela Terra Sóssio (Período da tarde).