Projeto DNA: UNIFIPA ministra treinamento para alunos ingressantes

Postado em: 12/03/2020

               Neste dia 11 de março, às 17h00, a Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidotti ministrou aula sobre DNA e paternidade para os 12 alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Biomedicina da UNIFIPA que participarão do Projeto DNA em 2020. Em seguida, no Laboratório de Enfermagem, a responsável pelo projeto, Profa. Dra. Maristela Magri, realizou o treinamento prático com os alunos, com orientações sobre coleta de material biológico para o exame de DNA.

            De acordo com a Profa. Maristela, o treinamento teve o objetivo de preparar os acadêmicos para a coleta do material biológico, de modo a seguir as normas de biossegurança com relação ao destino adequado ao resíduo gerado durante a coleta, oferecer a eles formação em saúde pautada no princípio de responsabilidade social, imergindo na problemática social relativa aos direitos civis relacionados à paternidade, e estimular a formação com conhecimento e preparo para atuação no mercado de trabalho.

            A Profa. Maristela informa, ainda, que o Projeto Institucional DNA da UNIFIPA iniciou suas atividades a partir da inauguração, em 24 de julho de 2015, da Unidade Descentralizada das Perícias de DNA, que está alocada no CEJUSC. “As coletas ocorrem uma vez por mês e o material biológico é enviado ao Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) para realização do exame”, acrescenta ela.

“Os cidadãos podem buscar o serviço de coleta de DNA, para confirmar ou negar paternidade, através da via judicial, por meio de um advogado que ingressará com ação judicial (processual) indo até a Defensoria Pública/OAB para nomeação de advogado ou constituindo advogado particular; também podem buscar o CEJUSC Pré-Processual”, finaliza Profa. Maristela.

 

 


Galeria