COVID 19 - UNIFIPA EMITE COMUNICADO

Postado em: 16/03/2020

cicwpgCOMUNICADO Nº 1/2020 – COVID-UNIFIPA 

Tendo em vista o Comunicado SEMESP (1) de 14 de março de 2020, em função da recomendação do Governo do Estado de São Paulo, utilizando-se para tanto dos critérios do Parecer CNE/CEB nº 19/2009 ou, alternativamente, da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019, sobre a adoção da modalidade EAD na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais. Sugere-se que, durante esse período de crise, sejam cancelados quaisquer tipos de eventos que resultem na aglomeração física de pessoas e, ao mesmo tempo, seja reforçada a utilização de recursos tecnológicos através do ambiente virtual de aprendizagem – AVA UNIFIPA, como forma de registro das atividades e de atenuar os prejuízos à continuidade das atividades letivas, devendo ser aplicados planos de aulas remotas como sugerido em cumprimento à Portaria MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019.

Fica determinado:

a)    Suspensão ou adiamento dos eventos científicos, culturais e desportivos, assim como as atividades em bibliotecas e salas de estudo, visitas externas, como a museus, e a utilização da infraestrutura cultural e esportiva da instituição, como anfiteatros, ginásios e salas de projeção;

b)    Suspensão ou adiamento de todas as deslocações profissionais ou acadêmicas nacionais ou internacionais;

c)    Substituição do atendimento das cantinas para oferta de serviço exclusivo de “take-away” (compra e retirada – “para levar”), evitando a abertura dos espaços comuns;

d)    Implementação de programas de desmaterialização e digitalização de processos, a fim de diminuir e evitar contatos pessoais, como os atendimentos na secretaria acadêmica.

e)    Identificação dos grupos mais vulneráveis para implementação de “home office”, conforme orientação Serviço de Medicina do Trabalho da Fundação Padre Albino.

f)     Higienização com maior frequência dos locais onde há maior risco de transmissão do vírus, tais como bebedouros e banheiros, bem como disponibilização de álcool gel em todos os locais de trânsito de alunos e funcionários.

g)    Elaboração de um amplo e abrangente plano de comunicação, para conscientização sobre a prevenção e segurança de toda a comunidade acadêmica.

Em reunião realizada na data de hoje o Comitê COVID-UNIFIPA deliberou, a partir de 17 de março de 2020, que segue:

1.    GRADUAÇÃO

1.1 – Cursos da área de saúde

a)    Curso de Enfermagem: Para os alunos do 1º e 2º séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ensino clínico e estágios supervisionados) serão mantidas. As atividades teóricas estão suspensas por 15 dias. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas.

b)    Curso de Medicina: Todas as atividades para os alunos da 1ª e 2ª séries estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ambulatórios e atividades nas unidades de saúdes) estão mantidas. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades. Para os alunos da 5ª e 6ª séries as atividades estão mantidas, cabendo ao Colegiado do Curso e a Comissão de Internato discutir as devidas adequações.

c)    Curso de Biomedicina: Para os alunos da 1ª e 2ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ensino clínico e estágios supervisionados) serão mantidas. As atividades teóricas estão suspensas por 15 dias. O Colegiado de Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas.

d)    Curso de Farmácia: Para os alunos da 1ª e 2ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado de Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas.

1.2 – Cursos das áreas de humanas

a)    Curso de Educação Física (bacharelado e licenciatura): Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas.

b)    Curso de Direito: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas.

c)    Curso de Administração: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas.

d)    Curso de Pedagogia: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas.

1.3 – Curso da área de exatas

a)     Curso de Engenharia Agronômica: Para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas.

 

2.    ESTÁGIOS INTERNACIONAIS: Estão suspensos para os nossos alunos de graduação e para o recebimento de intercambistas.

 

3.    CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA DOS INGRESSANTES: Mantida as atividades normais.

 

4.    RESIDÊNCIAS MÉDICAS E APRIMORAMENTOS: As atividades práticas e plantões estão mantidos. As atividades teóricas estão suspensas podendo ser realizadas por meio remoto ou repostas quando possível.

 

5.    CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: Aulas presenciais estão suspensas. As pesquisas devem ser mantidas. Todos os alunos que se encontram no exterior estão sendo acompanhados pelos coordenadores e deverão seguir as orientações da vigilância sanitária quando do seu retorno.

 

6.    ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: Estão mantidas. Devendo ser observadas as informações prestadas pelo setor de Recursos Humanos da Fundação Padre Albino.

 

7.    ORIENTAÇÕES GERAIS: Todos os eventos devem ser adiados. As atividades desenvolvidas nos hospitais de ensino e nos serviços de saúde do município estão subordinadas ao modo de funcionamento destes equipamentos e podem sofrer mudanças ao longo do tempo. As deliberações do COVID-UNIFIPA estarão alinhadas com as determinações destes serviços. Todos que estejam desenvolvendo atividades nos serviços de saúde devem seguir as recomendações da Vigilância Sanitária para os profissionais de saúde.

 

8.    BIBLIOTECA: As bibliotecas ficarão com horário reduzido de atendimento à comunidade das 10h às 16h, apenas para retirada e devolução do acervo.

 

9.    SERVIÇO DE FOTOCÓPIA: o serviço de fotocópia ficará com horário reduzido de atendimento à comunidade das 10h às 16h.

 

10. CENTROS ACADÊMICOS E ATLÉTICAS: estão suspensas todas as atividades por tempo indeterminado.

 

11. RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS: terão os atendimentos mantidos.

 

O Comitê COVID-UNIFIPA estará em regime de reunião permanente para responder o mais prontamente possível às mudanças de cenário. Na presente reunião foi definido o Fator de resposta considerando o risco definido pelo ECDC (2) risco nível 0 (zero - situação sem casos identificados na UNIFIPA, mas casos identificados e/ou transmissão no Brasil) tendo como resposta a vigilância.

 

COVID-UNIFIPA

Catanduva, 16 de março de 2020.

 

 

Mag. Nelson Jimenes

Reitor Centro Universitário Padre Albino


 

 

Profª. Drª. Maria Cláudia Parro

Pró-Reitoria Acadêmica e de Graduação

Centro Universitário Padre Albino



(1) SEMESP -Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo.

(2) Europaen Centre for Disease Prevention and Control.Outbreak of novel coronavirus diseases 2019(COVID-19); increased transmission globally – fifth update, 2 march 2020.ECDC; 2020.