FPA promove capacitação para alta responsável

Postado em: 26/03/2020

No dia 6 de março, o Setor de Alta Responsável dos hospitais da Fundação Padre Albino, Emílio Carlos e Padre Albino, promoveu sua segunda capacitação para profissionais da área da saúde de Catanduva e região. O tema do workshop foram Manejo de Porth-a-cath e Hipodermóclise, como conceito, indicações, manuseio, medicamentos utilizados e demonstração prática das técnicas de punção, e Cuidados Paliativos, com conceitos e princípios.

O treinamento teve o objetivo de conceituar e desmistificar a assistência de pacientes com doenças graves e ameaçadoras da vida atendidos pela equipe, assim como apresentar o papel de cada membro da equipe multiprofissional no cuidado com o paciente e família. “Os cuidados paliativos são cuidados que promovem a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, cuja doença ameaça a continuidade da vida através da prevenção e alívio de sintomas, um trabalho diferenciado que requer identificação, avaliação e tratamento da dor e de outros problemas de natureza físico, psicossocial e espiritual. O doente é visto em sua totalidade e individualidade. Os profissionais de saúde dos municípios são pessoas essenciais para a estruturação e consolidação do atendimento integral a esses pacientes, pois são eles que possuem o maior vínculo de atendimento com os pacientes e famílias, conhecem suas histórias e particularidades e são eles que darão seqüência ao atendimento desse paciente e família após a alta hospitalar”, explicou a médica Dra. Mariana Ramires de Lima Fachini.

 

A capacitação foi realizada pela equipe multidisciplinar do HEC, a fisioterapeuta Bruna G. de Oliveira, a psicóloga Daniela Jacomin Zampieri, a nutricionista Patrícia Ramos, a psicóloga Ninive Ferraz, a assistente social Maria Nacci, a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP) Erika Fachim Esteves e as enfermeiras do Serviço de Radioterapia Melina Sant'Ana Berteline e Aline Aparecida Theodoro.

 


Galeria