Hospitais da FPA iniciam campanha pela segurança do paciente

Postado em: 02/04/2020

Os Núcleos de Segurança do Paciente dos hospitais Emílio Carlos (HEC) e Padre Albino (HPA), mantidos pela Fundação Padre Albino, lançaram neste dia 1º de abril a Campanha Abril Pela Segurança do Paciente. A segurança do paciente envolve ações para reduzir a um mínimo aceitável o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde, sendo componente essencial da qualidade do cuidado.

 

Objetivando a conscientização geral pela segurança do paciente, o Ministério da Saúde e órgãos parceiros à implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), iniciado em 2013, escolheram abril como mês para a realização da campanha nacional. Essa campanha tem como um dos seus objetivos sensibilizar os profissionais de saúde, acompanhantes e os próprios pacientes para essa temática.

 

 “Na Fundação Padre Albino é prioridade a implantação dos protocolos básicos de segurança do paciente, tais como identificação do paciente, comunicação efetiva entre os profissionais de saúde, uso seguro de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos, prevenção de lesão por pressão, prevenção do risco de quedas e participação do familiar e paciente na assistência prestada. Essa ação é considerada estratégica para a minimização de eventos adversos evitáveis na assistência à saúde dos pacientes”, explicou Ana Laura Ribeiro Flores, Enfª da Segurança do Paciente do HPA, que juntamente com Veridiana Taquetti, Enfª da Segurança do Paciente do HEC, coordena a campanha.

 

            As enfermeiras esclareceram que devido à situação atual não será possível realizar as ações programadas para a campanha. “As ações serão realizadas quando normalizar a rotina das equipes, que estão engajadas em relação ao COVID-19”, informaram elas, lembrando o slogan da campanha - “Sua segurança é o nosso compromisso”.

 


Galeria