Recusa familiar para doação de órgãos cai 50%

Postado em: 19/05/2020

 

 

Os hospitais da Fundação Padre Albino têm se destacado pelo trabalho de captação e doação de múltiplos órgãos no Noroeste Paulista. Comparando com o mesmo período do ano passado, de 1º de janeiro a 15 de maio, o número de recusas familiares para doação caiu de 30 para 14%, redução de mais de 50%.

 

Todas as dez mortes encefálicas foram avaliadas para doação de órgãos, resultando em sete potenciais doadores, uma recusa familiar e três contra- indicações médicas. No total foram realizadas seis doações de múltiplos órgãos, com captações realizadas no Hospital Padre Albino e no Hospital Emílio Carlos, com 86% de sucesso.

 

“A população está cada vez mais conscientizando-se sobre a importância da doação. As famílias estão passando por cima da dor da perda para proporcionar nova chance a outras pessoas e isso tem refletido na diminuição do número de recusas”, destacou a enfermeira responsável pela Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT) da Fundação Padre Albino, Camilla Chieratto.

 

A CIHT da FPA ressalta que está seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes desde o início da pandemia do SARS – COV – 2 (COVID-19), garantindo total segurança durante o processo de diagnóstico de morte encefálica até a extração dos órgãos.


Galeria