Hospitais da FPA realizam ações alusivas ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas

Postado em: 26/06/2020

 

Os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos promoveram ações alusivas ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas, comemorado em 24 de junho, com orientações para pacientes e acompanhantes. A ação foi desenvolvida com o objetivo de diminuir os riscos de queda dentro dos hospitais e promover a educação do paciente, familiar e profissional, identificando e prevenindo fatores de risco.

 

“É considerada queda o deslocamento não intencional do corpo para nível inferior à posição inicial. A queda pode ocorrer da própria altura, da maca/cama ou de assentos, como cadeira de rodas, poltronas, cadeiras, cadeira higiênica, banheira, trocador de fraldas, bebê conforto, berço e vaso sanitário”, informou a enfermeira Ana Lúcia dos Santos, do Núcleo de Educação Permanente.

 

A queda é um dos fatores que pode aumentar o tempo de permanência do paciente dentro do hospital, além de interferir na continuidade do cuidado. “A hospitalização aumenta o risco de queda, pois os pacientes, na maioria dos casos, portadores de doenças que predispõem à queda, se encontram em ambientes que não são familiares e em procedimentos terapêuticos com múltiplas prescrições de medicamentos, o que pode aumentar o risco de queda, além dos custos assistenciais”, informaram as enfermeiras Ana Laura Ribeiro Flores e Veridiana Taquetti, dos Núcleos de Segurança do Paciente dos hospitais.


Galeria