AME: Matriciamento

Postado em: 24/08/2020

O AME Catanduva, por meio de sua equipe de Matriciamento, irá fornecer capacitação aos profissionais da atenção primária à saúde dos 19 municípios de nossa região. A partir de dificuldades em comum, AME e a Rede Assistencial julgaram necessário uma maior aproximação por parte do AME em relação aos Municípios que referenciam seus pacientes.

 

            Os fluxos dos pacientes por toda a rede de atenção à saúde dependem muito da integração entre os diversos serviços. Além disso, os profissionais da Atenção Primária são os responsáveis pela coordenação do cuidado destes pacientes e necessitam de atualização do conhecimento de forma contínua. Pensando nisso, uma das ações propostas pela equipe de Matriciamento visa capacitar diversas categorias profissionais da área da saúde.

 

            Os encontros serão virtuais e nos meses de Agosto e Setembro já existe uma programação. As equipes de enfermagem serão capacitadas em temas como liderança, feedback, curativos em úlceras, entre outros, já neste mês. Já os médicos terão os encontros no mês de Setembro e serão orientados pelos médicos que já atuam no AME, podendo assim discutir casos que podem ser resolvidos nos próprios municípios, sem necessidade de deslocamento até Catanduva. As especialidades médicas para o debate serão Cardiologia, Dermatologia, Neurologia, Ortopedia e Otorrinolaringologia.

 

            Os municípios já estão fazendo as inscrições para participar deste treinamento que tende a contribuir muito para a melhora no funcionamento do serviço público de saúde regional.


Galeria