ALEITAMENTO MATERNO E COVID-19 FORAM TEMAS DO IV SIMPÓSIO DE AMAMENTAÇÃO 2020

Postado em: 26/08/2020

 

O simpósio fez parte das atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno, ocorrida de 17 a 21 de agosto deste ano, totalmente online.

O curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou a tradicional Semana do Aleitamento Materno 2020, em parceria com a coordenação da Maternidade e Banco de Leite do Hospital Padre Albino e Secretaria de Saúde de Catanduva, com orientações online para mães e gestantes atendidas pela Rede Municipal de Saúde. Dentro desse calendário foi realizado o IV Simpósio de Amamentação no dia 20 de agosto, através do Instagram do curso de Enfermagem UNIFIPA, que contou com a participação de alunos, egressos, docentes e profissionais da área da saúde abordando o tema ‘Amamentação e COVID-19’.

 

“Neste ano levamos em consideração as recomendações da Organização Mundial da Saúde que orienta que todas as mulheres grávidas, incluindo aquelas com infecção confirmada ou suspeita por COVID-19, devem ter acesso a cuidados centrados na mulher”, apontou a coordenadora do curso de Enfermagem Profa. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes (foto) e palestrante do Simpósio. 

 

Também falando sobre os cuidados da mãe na hora da amamentação, a coordenadora da Maternidade do Hospital Padre Albino, Aline Cristina de Poli (foto), observou que “não há constatação científica significativa publicada que estabeleça nexo causal entre a transmissão do SARS-CoV-2 e a amamentação. Portanto, o aleitamento materno deve ser incentivado, independentemente de terem suspeitado, provável ou confirmado o COVID-19”. As mães devem ser orientadas quanto às precauções em lavar as mãos e usar máscara se tiverem tosse, além de desinfetar rotineiramente as superfícies em que tocaram (OMS, 2020). 

(Fotos Divulgação)

 


Galeria