ALUNO DA ENGENHARIA AGRONÔMICA UNIFIPA RECEBE PREMIAÇÃO HONROSA EM FEIRA NACIONAL DO AMENDOIM

Postado em: 16/09/2020

 

O evento aconteceu de forma totalmente digital, organizado pelo FUNEP – Fundo de Apoio à Pesquisa, Ensino E extensão - e UNESP/FCAV Jaboticabal, SP. 

 

O aluno Renan Agostinho Domene, do 2º ano do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, recebeu premiação honrosa de 2º lugar por seu trabalho de pesquisa apresentado de forma oral no XVII Encontro sobre a Cultura do Amendoim e II Feira Nacional do Amendoim, que aconteceu de 10 a 14 de agosto último.
O trabalho realizado por Renan e os colaboradores Paulo Poli Junior, Olavo Betiol, Denizart Bolonhezi, Ignácio de Golodoy e Marcos Michelotto, intitulado “Fontes de enxofre no controle do percevejo preto, Cyrtomenus mirabilis (Hemiptera: Cydnidae) em amendoim” avaliou diferentes fontes de enxofre e datas de aplicação quanto ao controle de percevejo, evidenciando redução dos danos desta praga que é uma das mais danosas na cultura do amendoim, causando em grandes áreas produtoras enormes prejuízos fitotécnicos* e econômicos aos produtores de amendoim. 
Renan apresentou seu projeto de pesquisa com exposição oral e ilustrações em slides que exemplificaram seus estudos. “Esta pesquisa visa resolver problemas sérios em relação a insetos pragas de difícil controle nesta cultura. No entanto, os resultados apresentados renderam bons frutos científicos e aplicáveis no campo, os quais foram evidenciados neste evento”, disse Renan, que recebeu a quantia de R$ 400,00 reais como premiação. O Prof. Dr. João Paulo Ferreira, coordenador do curso de Engenharia Agronômica, ressalta que “a UNIFIPA mantém parcerias em pesquisas e estágios com a APTA (Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio), colaborando com diversas áreas de atuação agronômica. Esta pesquisa foi uma dentre outras de nossos alunos que participam de extensões e iniciação cientifica com bolsas PIBIC”. 

 

Renan Domene é bolsista PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e realiza estágio com o orientador e pesquisador Dr. Marcos Michelotto, da APTA, em Pindorama/SP. 

 

*Fitotécnicos - Conhecimentos que vão desde a produção de sementes, passando por semeadura, espaçamento de plantio, tratos culturais, irrigação, adubação, colheita e até mesmo pós-colheita e armazenamento.

 


Galeria