Curso de Enfermagem UNIFIPA faz live para 812 professores da Rede Municipal de Educação

Postado em: 06/10/2020

Evento foi parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Liga Acadêmica de Primeiros Socorros do curso para orientar sobre a possível retomada das atividades nas escolas. 

Orientações para a retomada gradual das atividades presenciais nas escolas, com foco em sanar dúvidas dos professores sobre a COVID-19. Este foi o assunto principal da live que aconteceu no dia 29 de setembro, às 18h30, pelo canal Youtube e transmitido em tempo real no Facebook da Rede Municipal de Ensino de Catanduva. Participaram aproximadamente 812 professores e foram disponibilizados diversos vídeos didáticos sobre os cuidados que os alunos, professores e demais funcionários deverão ter em relação à limpeza dos ambientes, higiene das mãos, não compartilhamento de objetos, orientações para serem compartilhadas por grupos de whatsapp, além de reuniões para alunos, pais e profissionais. 

“Foi muito interessante presenciar diversos comentários e reações, frente às complicações da COVID-19, pois muitos professores relataram que não sabiam as consequências graves da doença”, ressaltou a Profa. Mestra Taís Pagliuco Barbosa, docente do curso de Enfermagem. 

Durante a live diversos assuntos, como cuidados que os profissionais deverão tomar na retomada das atividades presenciais nas escolas e berçários foram abordados, entre eles: O que é COVID-19? Quais são os sinais, sintomas e complicações? Como é transmitida? Prevenção dentro das escolas; limpeza e organização dos ambientes de uso coletivo e a importância do não compartilhamento de objetos; e a abordagem, também, dos berçários. 

Dentre as principais dúvidas dos professores está na maneira de recepção dos alunos. “Notamos que os professores estavam receosos quanto alguns procedimentos, tais como proceder se o aluno relatar estar com sintomas dentro da escola; Como proceder se o aluno relatar contato com pessoa infectada; Utilização de equipamentos de proteção individual: máscaras, viseiras, óculos e álcool em gel”, destacaram as alunas do 4º ano de Enfermagem Ana Júlia e Jennifer, que também fazem parte da Liga de Primeiros-Socorros do curso. 

O evento teve supervisão das docentes do curso de Enfermagem Taís Pagliuco Barbosa, Giovana Spina e Janaína Ornelas. “Foi muito importante ver as reações dos professores, através de comentários sobre o posicionamento da volta às aulas presenciais. Isso os motivou a abrir debate interno sobre as reais condições estruturais e teóricas das escolas onde atuam, para analisarem o possível retorno das atividades ainda este ano”, analisou Giovana. 

(Fotos: divulgação)


Galeria