II Semana da Farmácia UNIFIPA enfatizou a importância da profissão em tempos de pandemia

Postado em: 20/10/2020

Outros assuntos como plantas medicinais, dispensação hospitalar e desenvolvimento de vacinas também foram abordados. 

De 14 a 16 de outubro aconteceu a segunda edição da Semana da Farmácia UNIFIPA, que neste ano trouxe como tema ‘novos desafios da profissão farmacêutica’. Por conta da pandemia do novo Coronavírus, o evento foi realizado com palestras online, através da plataforma Zoom, totalmente gratuito aos alunos da instituição, egressos e público externo. Ao todo foram 95 participações. 

Na abertura, no dia 14, foi ministrada a palestra “Atuação farmacêutica em tempos de pandemia: novos desafios” pelo Secretário de Saúde de Catanduva, Dr. Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, e pela Supervisora da Assistência Farmacêutica de Catanduva, Dra. Larissa Francielli de Souza Silva. “Procuramos abordar os principais desafios encontrados pela profissão farmacêutica nesse período de pandemia e sua importância junto à população, pois o farmacêutico tem papel fundamental na orientação sobre prevenção e sintomas, bem como no combate contra as fake news que envolvem a doença, além de diagnosticar possíveis casos sintomáticos”, alerta o secretário municipal de saúde.

As “Plantas medicinais e fitoterápicas em Farmácia Viva aplicada no SUS” foi o primeiro tema do dia 15, tendo como exemplo o trabalho realizado pela Faculdade de Itapeva (FAIT) abordado pela Profa. Dra. Fátima Chechetto, engenheira agrônoma e docente da FAIT-Itapeva, e pelas farmacêuticas Francine Campolim Moraes e Vivian Ferrari Scaranello Machado, também de Itapeva-SP. As palestrantes mostraram a experiência vivida pelo município com a implantação da Farmácia Viva, com dispensação de medicamentos manipulados à base de plantas medicinais, cultivadas no próprio município, em atendimento às Práticas Integrativas e Complementares do curso de Farmácia.

Ainda no dia 15 foi ministrada a palestra ‘Atuação do farmacêutico em farmácia hospitalar, em centro cirúrgico e pronto atendimento’ por Fabiana Colombo da Silva Vanali e Tamiris Barceloni, farmacêuticas do Hospital Padre Albino. “No passado, o farmacêutico acompanhava os pacientes à distância e não era reconhecido como parte integrante da equipe multidisciplinar; integrá-lo à equipe fez toda diferença”, explica Fabiana.

Encerrando o ciclo de palestras, no dia 16/10 o foco foi ‘contribuição do profissional em pesquisas de novas vacinas, produção e estudos pré-clínicos e clínicos’ pela Profa. Dra. Sheila Cristina Monteiro Paiva Freitas, preceptora dos cursos de Farmácia e Medicina da UNIFIPA. Ela abordou todas as etapas envolvidas na produção de vacinas em que exige a atuação do farmacêutico, desde a pesquisa, passando pelo desenvolvimento e até a produção. 

A Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, coordenadora do curso de Farmácia da UNIFIPA, comemora o sucesso do evento. “Tivemos, em média, 30 participações online em cada dia do evento, o que superou nossas expectativas em vista do atual momento em que vivemos. Quero agradecer a participação de todos”. 

(Fotos Divulgação)


Galeria