Unidades de Saúde promovem ação alusiva ao Dia da Lavagem das Mãos

Postado em: 21/10/2020
As unidades de saúde da Fundação Padre Albino, Ambulatório Médico de Especialidades, Hospital Padre Albino e Hospital Emílio Carlos, promoveram ações alusivas ao Dia Mundial de Lavagem das Mãos comemorado no dia 15 de outubro.
 

As ações aconteceram nos dias 15 e 19 deste mês e foram desenvolvidas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) com o objetivo de conscientizar sobre a importância da lavagem das mãos como forma de prevenir e controlar infecções, gerando clima de segurança para os pacientes e profissionais. 

No HPA, de acordo com as enfermeiras Fabiana Soares Pacheco, do SCIH, e Ana Lúcia dos Santos, do NEP (Núcleo de Educação Permanente), foram abordados os cinco principais momentos em que os profissionais de saúde devem realizar a higienização das mãos.  No HEC, de acordo com as enfermeiras Rosana Marcelino Braz, do SCIH, e Erika Facchim, do NEP, e a técnica de enfermagem Luisa Martins, foi utilizada a Caixa Pedagógica que tem a finalidade de ensinar, de forma lúdica, a importância da higienização correta das mãos. A ação contou com apoio das coordenadoras Cibele Fernandes e Elaine Mariano. Já no AME, de acordo com as enfermeiras Laura Formigoni Pagliotto, do SCIH e NEP, e Patrícia de Carvalho Fracasso, da Qualidade, foram reforçadas as orientações rotineiras e a técnica correta de higienização.  

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta. A higiene das mãos também é prevenção para o coronavírus.   


Galeria