I SEMANAGRO da Engenharia Agronômica UNIFIPA termina destacando o potencial da região na produção agrícola do país

Postado em: 22/10/2020

O noroeste paulista e municípios da região de Catanduva estão inseridos no bioma Cerrado, onde ocorre a maior parte da produção agrícola brasileira. 

De 13 a 15 de outubro aconteceu a primeira edição da Semana Agronômica – SEMANAGRO do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA. De forma online e com o tema "Desafios para a produtividade agrícola no Noroeste Paulista: fertilidade do solo, manejo da cultura da soja e sistemas de irrigação", o objetivo foi abrir debates quanto aos desafios de diversas outras produtividades em região predominantemente movida pela cultura de cana-de-açúcar, questionando os participantes a olharem, também, para culturas produtoras de grãos. A Semana discutiu também os aspectos da fertilidade, pragas, doenças e a tecnologia de sistemas de irrigação de forma sustentável, levando-se em conta as características da região e dos seus municípios, inseridos no bioma Cerrado, que são responsáveis pela maior parte da produção agrícola do país. 

Visando a complementação de aprendizagem para os discentes do curso de Engenharia Agronômica, a semana acadêmica também foi aberta aos setores ligados ao agronegócio, com média de 80 participantes nos três dias de evento. "Obtivemos excelente adesão de nossos alunos e, também, de alunos de outras instituições como a ULBRA, com curso de Engenharia Agronômica no Estado de Tocantins, e da UFTM (Iturama/MG)”, apontou Prof. Dr. João Paulo Ferreira, coordenador do curso. 

Na abertura  do primeiro dia foram abordados os aspectos da fertilidade do solo e produtividades crescentes com manejos sustentáveis, com foco na produção no bioma de Cerrado, conduzido pelo especialista agrônomo Dr. Flávio Hiroshi Kaneko. No segundo dia, o tema do Dr. Efrain Santana e o engenheiro agrônomo especialista Leandro Manoel, foi os manejos integrados de pragas e doenças da cultura da soja e encerrando o ciclo de palestras, no terceiro dia, o especialista Eliton Mendes explanou sobre os sistemas de irrigação e a importância do manejo adequado da água nas culturas agrícolas, dando ênfase no uso racional do recurso natural. 

Os desafios para a formação de profissional qualificado, com visão ampla da agronomia, endossaram as palestras propostas da semana acadêmica. Segundo o Prof. João Paulo, “a interação com pessoas de outras instituições e a realidade da produtividade do Brasil, que tem dimensões continentais, obrigatoriamente faz o aluno ultrapassar fronteiras da nossa região e ser apto à trabalhar em todas as regiões produtoras do país. É assim que projetamos os nossos egressos". 

(Fotos Divulgação)


Galeria