Hospital Padre Albino recebe o prêmio Excelência da Saúde 2020

Postado em: 22/10/2020

HPA está entre instituições de ponta, como Albert Einstein, HCFMUSP e Sírio Libanês

 

            O Grupo Mídia organiza, desde 2013, o prêmio Excelência da Saúde, que visa homenagear as instituições de saúde que mais se destacaram no país. Neste ano a edição do prêmio é especial e homenageia as instituições que mais se destacaram na última década pelo conjunto de toda sua história e relevância para a saúde brasileira. O Hospital Padre Albino (HPA) é um dos ganhadores do prêmio Excelência da Saúde 2020 (Excelência da década).

 

            “Os ganhadores se destacaram por suas várias ações ao longo dos últimos 10 anos, como investimento em infraestrutura, investimento em melhor atendimento ao paciente, conquistas de acreditações, prêmios; atuação quanto à sua responsabilidade socioambiental; inovação e tecnologia; transparência e compliance; ensino e pesquisa, entre outros”, informou a jornalista Vanessa Sartor, do Grupo Mídia.

 

            Em função da excepcionalidade deste ano, decorrente da COVID-19, o evento será 100% digital e acontece nesta quinta, 22 de outubro, às 20h, transmitido pelo canal do Grupo Mídia no Youtube (https://www.youtube.com/user/grupomidia) e página do Facebook (https://www.facebook.com/revistahcm Os ganhadores também serão destaque na edição da revista Healthcare Management.

            Os vencedores são AACD; Albert Einstein; Nova Bene Ribeirão Preto; Biocor Instituto; BP; Complexo Hospitalar João de Deus; Hospital Edmundo Vasconcelos; Fundação Hospitalar São Francisco; HCFMUSP; HCor; Hospital Adventista de Belém; Hospital Infantil Sabará; Hospital Jayme da Fonte; Hospital Montenegro; Hospital Santa Marcelina; Hospital Brasília; Hospital Dona Helena; Hospital Márcio Cunha; Hospital Moinhos de Vento; Hospital Padre Albino; Hospital Leforte; Hospital Mater Dei; Hospital Oswaldo Cruz; Hospital Santa Casa de Curitiba (Pró-Saúde); Hospital Paulo de Tarso; Hospital Sagrada Família; Santa Casa de Montes Claros; Hospital São Camilo Pompeia; São Cristóvão Saúde; Hospital São Francisco Ribeirão Preto (Hapvida); Hospital Sírio Libanês; Santa Casa de Belo Horizonte; Santa Casa de Juiz de Fora; Santa Casa de São José dos Campos; Santa Casa de Vitória; Hospital Unimed BH; Hospital Unimed Cuiabá; Hospital Unimed Florianópolis; Hospital Unimed Recife e Hospital Unimed Sul Capixaba. 

O prêmio e o HPA 

            O diretor-presidente da Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino, mantenedora do Hospital Padre Albino, Reginaldo Lopes, disse que o prêmio foi conquistado devido às mudanças que vêm sendo implementadas. “Desde 2019 a instituição vem investindo na expansão das unidades de saúde, buscando a melhoria de fluxos e processos. A gestão foi profissionalizada e está pautada pela transparência, equidade, prestação de contas e responsividade corporativa”, explicou. Reginaldo destacou que entre as práticas estão as reuniões periódicas entre as equipes, a diretoria e o Conselho de Administração, onde são acompanhados os projetos, passadas as novas diretrizes e elaborados os planos de ação referentes às metas e aos indicadores. Desta forma é possível manter controle administrativo eficiente e acompanhar o progresso, considerou.

 

            Reginaldo ressaltou que recentemente a Fundação Padre Albino investiu cerca de R$ 9 milhões na renovação do parque tecnológico, na aquisição de máquinas e equipamentos de informática. “Buscando a excelência da assistência prestada, desde 2017 o Hospital Padre Albino conta com rotinas eletrônicas de documentação, através do uso do Prontuário Eletrônico do Paciente”, completou.

A diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti, informou que o Departamento de Qualidade foi reestruturado com foco na melhoria contínua dos processos, sendo nomeada uma gerência da qualidade ligada diretamente à gestão. “Os hospitais da Fundação Padre Albino dispõem de Núcleo de Segurança do Paciente para gerir riscos de eventos adversos e divulgar metas internacionais de segurança, além de incentivar boas práticas. A qualidade hospitalar trabalha com a gestão de dados e projetos, os processos de acreditações e as auditorias em saúde têm ênfase no cuidado centrado no indivíduo, com a inclusão dos clientes nos processos de melhoria, priorizando a sustentabilidade em saúde”, disse. Ela citou a participação do hospital Padre Albino no Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) em dois projetos: “Saúde em nossas mãos - Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” e “Lean nas Emergências”, sendo que os hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, referências em excelência em saúde, atuam, respectivamente, como tutores do hospital nos projetos.

            A gestão hospitalar tem cuidado especial com pessoas e prima por clima organizacional saudável, onde é estimulada a recompensa e o crescimento. O RH está alinhado com os princípios da governança corporativa, o que faz com que os colaboradores sejam mais engajados. “A instituição investe na ampliação das competências dos seus colaboradores por meio da educação continuada, promovida pelo RH, e mantém Núcleo de Educação Permanente, gerido pela gestão de qualidade hospitalar, que trabalha a produção de conhecimentos no cotidiano do hospital, a partir da realidade vivida pelos atores envolvidos, tendo as experiências desses atores como base de interrogação e mudança. A equipe também realiza trabalho de mentoria com profissionais ingressantes na instituição, com o objetivo de identificar os talentos e fidelizá-los, reduzindo assim custos gerados por índices de turnover, por exemplo”, frisou a diretora.

Na assistência, o Hospital Padre Albino vem anualmente destacando-se regionalmente no processo de notificação e captação de órgãos para transplantes. Na Oncologia, a expansão dos serviços ofertados garantiu opção de tratamento aos pacientes de Catanduva e região e o hospital ainda é referência estadual na política de humanização, através da utilização do processo de Alta Responsável.

            Sobre as perspectivas para os próximos anos, o diretor-presidente Reginaldo Lopes salientou que todos os esforços estão voltados para a excelência da assistência prestada, proporcionando que o hospital seja conhecido nacionalmente como referência em saúde. “O trabalho que vem sendo realizado já nos deu reconhecimento, através deste prêmio “Excelência em Saúde 2020” do Grupo Mídia, o que nos deixa muito satisfeitos e com a convicção de que estamos no caminho certo”. Reginaldo Lopes e Renata Bugatti salientaram que tudo foi e está sendo feito com irrestrito apoio da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho de Curadores da Fundação.

 

            Reginaldo lembra que desde 2019 a Fundação Padre Albino investe na expansão das unidades de saúde, buscando a melhoria de fluxos e processos através da implantação do Design do Futuro, sendo que até 2022 estão previstos investimentos na modernização da estrutura física. “A expansão predial com conceito de Design do Futuro visa o aumento de receitas provenientes de operadoras de planos de saúde e clientes particulares, garantindo o equilíbrio financeiro institucional”, finalizou.


Galeria