O Direito UNIFIPA visto por professores e alunos

Postado em: 04/11/2020

Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) nas últimas três edições (XVII, XVIII e XXIX) do Exame da OAB/Ordem dos Advogados do Brasil constatou que o curso de Direito da UNIFIPA está na 13ª posição no Estado e a 52ª em nível nacional no ranking de Instituições de Ensino Superior privadas com maior número de aprovações.

Este resultado soma-se a outras avaliações já realizadas, inclusive pelo MEC, que colocam o Direito da UNFIPA como curso de qualidade e o ranqueia entre os melhores do país.

            Mas o que dizem os professores e alunos do curso?

Luís Rossi, doutor, advogado, Coordenador do curso e professor - “Esse resultado se deve ao fato do curso ter proposta pedagógica humanista e estruturada, que consorcia ensino, pesquisa e extensão, corpo docente de mestres e doutores altamente preparado e dedicado e estudantes engajados e focados”.

Willian Delfino, mestre, advogado e professor - “Sempre, ao longo dos anos que estou na UNIFIPA, verifico que o corpo docente tem o intuito de formar seres humanos responsáveis e não apenas mero acadêmicos recém-formados. Já está enraizado no corpo docente (coordenação e professor) esta forma de formar os alunos, de forma diferenciada em relação às demais faculdades na nossa microrregião. Nosso aluno sai do curso com responsabilidade profissional. Enfim, temos o "nosso jeitão" de formar os futuros operadores do direito; isso é só nosso, o que, aliás, tem dado grandes resultados ao longo deste último decênio”.

Marcos Oliveira de Melo, mestre, procurador federal e professor - “A UNIFIPA se diferencia pelo viés humanista característico nas relações acadêmicas, que somado a especializado corpo docente e administrativo produz resultados de excelência. Por isso a UNIFIPA é que reconhecida pela comunidade estudantil como instituição de ensino de referência regional”.

Maria Tereza de França Roland, doutora e professora - “O diferencial do curso de Direito da UNIFIPA está na proposta pedagógica de formação integral do graduando, na equipe coesa, formada pela coordenação, coordenadorias de ensino, pesquisa e extensão e docentes, bem como na participação ativa dos alunos na construção do conhecimento”.

Beatriz Trigo, mestra, advogada e professora - “O curso de Direito da UNIFIPA foi estruturado nos pilares do ensino, pesquisa e extensão de modo que o aluno tenha uma formação completa desde o primeiro ano da faculdade até o quinto ano. Oferece atividades teóricas e práticas, permitindo a proximidade entre docentes e discentes, com o objetivo de formar pessoas para o mercado de trabalho nos mais diversos ramos e carreiras jurídicas. O viés humanista do curso permite que nossos alunos busquem sempre a justiça social”.

Gustavo Casagrande Canheu, mestre, tabelião e professor - “O curso de Direito da UNIFIPA se diferencia pela formação que proporciona ao seu aluno, preparando-o não só para o mercado de trabalho, mas para a vida. Com estrutura diferenciada e grande incentivo à pesquisa e extensão, o curso forma não só operadores do direito, mas cidadãos na acepção mais ampla da palavra”.

Luís Roberto Rissi, especialista, delegado de polícia e professor - “O foco na preparação jurídica e humanística do aluno para vida e para o trabalho representa o ponto principal de atuação do curso, que conta com profissionais capacitados e dedicados na busca constante destes resultados”.

Donizett Pereira, mestre, advogado e professor - “O diferencial do curso de Direito da UNIFIPA é a forma de ensino, comprometida com os melhores métodos pedagógicos, aliados ao grande engajamento do corpo discente, alinhado com as propostas apresentadas”.

Márcia Maria Menin, mestra, advogada e professora - “A UNIFIPA se apresenta como instituição cujo projeto pedagógico encontra-se totalmente vinculado às exigências do Ministério da Educação. Esta realidade acarreta a reprodução de um ensino criteriosamente pensado e aplicado por corpo docente de qualidade e com ampla adesão do seu alunado. A pesquisa, extensão e o ensino, todos com fundamento no estudo dos direitos humanos, denotam a relevância da qualificada relação ensino-aprendizagem para a formação teórica, prática e notadamente humanista do futuro operador do Direito”.

Franco Cossu Júnior, doutor e professor - “Um trabalho educacional bem-sucedido, nos seus variados aspectos possíveis, é sempre o resultado direto de uma convergência de ações que, ao longo do tempo, fizeram-se concretas e claras em seus objetivos. A UNIFIPA, por tradição, é exemplo ímpar de comprometimento institucional com a qualidade de ensino, não só pela capacidade física de suas instalações, mas sobretudo pela formação técnica e humanista que oferece a seus alunos, através do trabalho comprometido de docentes, coordenadores e funcionários”.

Ana Paula Polacchini de Oliveira, doutora, advogada e professora - “O curso de direito da UNIFIPA é reflexo da dedicação, da interação, da criatividade e da competência de todos os envolvidos: docentes, estudantes, funcionários, instituição e comunidade. O diálogo entre ensino, pesquisa, e extensão é permanente e é construído de forma consistente por corpo docente qualificado e diversificado e por estudantes comprometidos. As ações do curso são desenvolvidas e executadas em atenção a uma formação humanista, técnica e reflexiva”.

Assuero Rodrigues Neto, mestre, tabelião e professor. Entendo que o diferencial do curso de direito oferecido pela UNIFIPA pode ser representado por um tripé: coordenação atuante; corpo docente dedicado e discentes interessados. Some-se a isso estrutura moderna e o resultado não poderia ser outro que não o sucesso alcançado no Exame de Ordem. Não é exagero afirmar que o curso de direito da UNIFIPA, que já gozava de muito prestígio na região noroeste, hoje destaca-se em nível estadual e até mesmo federal. O vestibulando que procura qualidade em ensino, que o prepare para ingressar e ser bem-sucedido em qualquer carreira jurídica certamente a encontrará na UNIFIPA”.

Kleber Henrique Saconato Afonso, mestre, advogado e professor. O diferencial do curso da UNIFIPA é o comprometimento na formação educacional, humanista e ética, com objetivo voltado para os alunos e o corpo docente. Além disso, conta com a preocupação na formação pessoal e profissional, tanto que os alunos que aqui se formam continuam presentes cooperando com as atividades disponibilizadas. A UNIFIPA consegue, ao mesmo tempo, olhar para dentro e fora do seu campo meramente físico. Diante deste comprometimento bilateral entre instituição e alunos, outro não poderia ser o resultado. Sinto-me privilegiado por fazer parte deste compromisso”.

Ivana Mussi Gabriel, mestra, advogada e professora. Quero agradecer a cada professor desta instituição de respeito pela valiosa contribuição no exame da OAB, do ENADE, em todos que estive presente e que senti o "espírito de equipe" aflorar com cores mais fortes. O resultado positivo nos fortalece e nos faz ter esperança de que o ensino não perecerá. Obrigada, Luís Rossi, por olhar por cada aluno dessa instituição e por proporcionar a ele o melhor de nós. Ao corpo docente, uma última palavra: vocês são feras!”

Silvia Ibiraci Souza Leite, doutora e professora. Esse resultado se deve ao fato do curso ter proposta pedagógica humanista e estruturada, que consorcia ensino, pesquisa e extensão, corpo docente de mestres e doutores altamente preparado e dedicado e estudantes engajados e focados.

José Guilherme Silva Augusto, mestrando, promotor de justiça e professor. Nossa colocação representa os frutos que a UNIFIPA está colhendo de seu trabalho que é alicerçado principalmente em formação humanística. Além disso, a concepção pedagógica desenvolvida pela instituição é capaz de envolver os alunos, tornando-os parte integrante deste projeto, que a cada dia tem se mostrado mais exitoso devido à confluência de esforços do corpo docente e discente".

Alexandre Berto, mestre, advogado e professor - “O diferencial da UNIFIPA está na busca incessante pelos ideais em formar juristas altamente qualificados, busca essa que se realiza plenamente através da qualidade e devoção de seus professores, da eficiência e abnegação da coordenação e da compreensão dos alunos quanto à importância de tais objetivos”.

            Além dos professores, alunos e ex-alunos atestam a qualidade do curso.

 

Marília Espelho Souza Spada, aluna do 5º B - “Eu escolhi a UNIFIPA porque observava o sucesso dos alunos em diversas avaliações relevantes (como ENADE e Exame de Ordem) e também dos egressos na atuação profissional, o que me dava excelente percepção sobre o ensino do Direito. Agora, na reta final do curso, consigo entender que essa qualidade e diferenciação se devem, muito, à característica humana da instituição e do corpo docente. A forma como os alunos são vistos, entendidos e tratados - como pessoas e não como números em uma lista de matrículas - é fundamental para manter o engajamento necessário na busca por resultados, sejam individuais ou os da Fundação. Não apenas escolheria novamente, como também recomendo o curso de Direito da UNIFIPA sem medo de errar!”

Giulina Valério, aluna do 2º A - “Acredito que o diferencial da UNIFIPA está no comprometimento da coordenação e do corpo docente com os alunos e o ensino efetivo do Direito. As palestras, seminários, congressos (...) inserem todos os discentes no mundo do direito contemporâneo, através de autoridades no assunto, tudo isso trazido e incentivado pela coordenação e pelos docentes. Na rotina da faculdade, as aulas, os trabalhos, as reflexões que os professores oferecem são muito importantes para o desenvolvimento teórico e sua aplicação. Os projetos de extensão e pesquisa são outro ponto a serem levados em consideração. O Direito sempre muda, evolui e através das pesquisas e das reflexões além sala de aula, há o fundamental desenvolvimento do aluno tanto como ser humano quanto futuro aplicador do Direito, ao passo que não lhe é oferecido somente a base teórica, mas também os requisitos necessários para enxergar a aplicação na sociedade”.

Cláudia Cavallini – aluna do 1ºano – “A escolha por uma faculdade nem sempre é fácil. Imagine a escolha pela segunda ou terceira faculdade da sua vida? Contar com ótimos  educadores e profissionais com renomada experiência faz muita diferença. A escolha de uma instituição preocupada com a qualidade educacional, com o atendimento ao aluno, com uma equipe especializada e dedicada, com poder de adaptação ao cotidiano e aos desafios e foco na construção sólida do conhecimento faz toda a diferença entre um profissional ou o profissional. Ao escolher a UNIFIPA, hoje tenho a certeza que reiniciei meu caminho para deixar de ser um operador do direito e junto com os colegas de turma nos tornarmos novos Construtores do Direito”.

Any Beatriz Amoroso – aluna do 3° ano - Escolhi a UNIFIPA, pois sempre tive boas indicações e ótimos comentários sobre a instituição, seus funcionários e docentes profissionalmente e pessoalmente. Agora, na metade do curso, vejo que toda esta qualidade faz e fará muita diferença em minha vida profissional e pessoal por conta deste ótimo tratamento da instituição. Por isto tenho a confiança de indicar a UNIFIPA para todos que desejam fazer uma faculdade com excelência.

Daniela P. Pinheiro de Freitas – egressa. O Centro Universitário Padre Albino é uma instituição comprometida em promover ensino de excelência, com corpo docente altamente capacitado, garantindo ao aluno a conclusão da graduação preparado para iniciar a carreira profissional pretendida. Na condição de egressa do curso de Direito da UNIFIPA ressalto que a instituição atendeu a todas as minhas expectativas pessoais e profissionais, pois a base de um ensino jurídico de qualidade foi imprescindível para alcançar a aprovação no Exame de Ordem antes mesmo do término da graduação, assim como a pronta inserção no mercado de trabalho. Registro minha gratidão à Universidade pelos ensinamentos a mim proporcionados.

Álvaro José Haddad de Souza – egresso. O Direito nunca foi primeira opção. Somente no final do último ano de cursinho para vestibular decidi pelo curso de Direito e prestar o vestibular da antiga “FAECA”, sem realmente ter noção alguma do que estava fazendo. Foi um acaso. Um acaso que mudou completamente minha vida. Logo na primeira aula tive a certeza de que fiz a melhor escolha. A UNIFIPA transformou meu mundo completamente. Além do conteúdo técnico diferenciado (essencial para o ingresso no mercado de trabalho), incentivo à iniciação científica através dos grupos de extensão e pesquisa com produção de artigos científicos em revista própria, da promoção de evento científico próprio, do oferecimento de cursos preparatórios aos alunos e egressos para o Exame da OAB (tendo grande percentual de aprovação logo no início do quinto ano), das diversas palestras com juristas renomados de todo Brasil, seu grande diferencial é a formação humanista de seus alunos. Tenho certeza que fiz a escolha certa e indico o curso de Direito da UNIFIPA com entusiasmo para todos.

Leila Renata Ramires Masteguin, egressa do curso e advogada. Quando decidi fazer Direito ainda era adolescente e não desejava apenas uma graduação; queria algo especial. Foi então que comecei a pesquisar mais sobre o curso de Direito da UNIFIPA e fiquei encantada com tudo o que era proporcionado aos alunos: a estrutura, o corpo docente, biblioteca, funcionários, projetos de pesquisa e extensão, dentre tantas outras qualidades. Resolvi me mudar para Catanduva, sozinha, sem saber se todos os sacrifícios valeriam a pena. E tudo valeu! Muito! A UNIFIPA proporcionou na minha vida passaporte para grandes realizações profissionais e pessoais. Alcancei resultados fantásticos e tudo isso se deve a excelente base que tive na graduação. Professores tão completos, parceiros, grandes inspirações. E não acaba por aí porque depois que nos formamos ainda somos acolhidos com tanto carinho por esta instituição, sempre preocupada em realizar atividades voltadas para os egressos. Enfim, expresso minha eterna gratidão à família UNIFIPA e o desejo de que o curso de Direito siga com a preparação dos operadores do Direito com excelência de sempre e mantenha a preocupação com a formação humanizada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Galeria