Enfermagem UNIFIPA e a possibilidade de inserção no mercado de trabalho

Postado em: 12/11/2020

          O curso de Enfermagem da UNIFIPA forma profissionais capacitados para o gerenciamento de equipes e elaboração de políticas públicas de saúde, podendo atuar em inúmeras áreas, desde a saúde pública, atenção secundária, atenção terciária, hospitalar, terceirizada.

            Com nota 4 no MEC (índice de 1 a 5), o curso, além da infraestrutura completa que a UNIFIPA oferece, possui salas e laboratórios específicos para aprimorar o ensino, como Unidade Didática e de Pesquisas Experimentais; dois hospitais de ensino (Emílio Carlos e Padre Albino); laboratórios multidisciplinares e específicos de Enfermagem, Cultura de Células; Anatomia; Embriologia; Patologia e Citopatologia; Imuno-histoquímica; Biofísica, Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia; Cirurgia e Fisiologia Experimental; Citogenética; Parasitologia; Microbiologia e Imunologia.

            Com corpo docente de mestres e doutores o curso tem aulas práticas, atividades de extensão, através das Ligas Acadêmicas, e eventos. O aluno é inserido no Ensino clínico a partir da 2ª série e no Estágio Supervisionado na 4ª série, pode participar do Projeto Institucional DNA; de monitorias, TCC, é preparado para concursos e entrevistas de trabalho e, se precisar, tem acompanhamento psicopedagógico.

            "O curso de Enfermagem da UNIFIPA oferece aos seus alunos projetos de extensão, como o GESAI - Grupo de Estudo em Saúde do Adulto e do Idoso; Semana de Enfermagem; atividades de prevenção ao suicídio, câncer de mama, câncer de próstata (Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul); Curso Básico de Eletrocardiograma para Enfermagem, entre outros. As Ligas Acadêmicas de Curativos; Processo de Enfermagem; Enfermagem Materno-infantil; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental; Genética e Genômica; Segurança do Paciente; Primeiro Socorros e Oncologia têm participação ativa na comunidade, com atendimento e orientação à população nos bairros e nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família", informa a coordenadora Profa. Luciana Braz de Oliveira Paes.

            Também a pesquisa tem destaque no curso, através de parcerias com a UNIARA e UNESP, de Araraquara, UFSCAR, de São Carlos, e Secretaria de Saúde de Pindorama. Os alunos elaboram o Trabalho de Conclusão de Curso/TCC em formato de artigo para revista e com isso podem participar de publicações nacionais e internacionais e edição de capítulos e livros. Também têm oportunidade de estágios nos hospitais Emilio Carlos, Padre Albino e Mahatma Gandhi e Unidades Básicas de Saúde do Município de Catanduva; na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no AME – Ambulatório Médico de Especialidades, cuja gestão é da Fundação Padre Albino.

            A inclusão no mercado de trabalho dos alunos graduados pelo curso de Enfermagem da UNIFIPA se dá nas unidades de saúde da Fundação Padre Albino; Secretarias de Saúde de Catanduva e região; clínicas de estética, docência em cursos técnicos, entre outras.

            Os egressos são inseridos em projetos de extensão e pesquisa, assim como nas publicações de manuscritos e capítulos de livros. 

PROJETO DNA

            Uma das ações de responsabilidade social e ampliação das habilidades técnico-científicas do aluno de Enfermagem da UNIFIPA é a participação no Projeto DNA realizado em parceria com o Poder Judiciário da Comarca de Catanduva no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania), cujo objetivo é agilizar os processos de investigação de paternidade em Catanduva e região.

            As inscrições para o Vestibular Unificado 2021 do curso de Enfermagem da UNIFIPA estarão abertas de 23/11 a 02/12/2020. As formas de ingresso e mais informações estão no edital em www.unifipa.com.br