Segurança do paciente é tema de exposição no HPA

Postado em: 20/11/2020

            21 de novembro é o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. Reduzir o risco de lesão por pressão é uma das seis metas internacionais de segurança do paciente e uma das prioridades do Ministério da Saúde (MS) para a segurança do paciente.

            Para conscientizar a equipe multiprofissional sobre a importância de prevenir lesão por pressão no ambiente hospitalar, diminuir a ocorrência de lesão por pressão dentro da instituição e

promover a educação do paciente, familiares e profissionais foi realizada exposição no hall principal do Hospital Padre Albino.

            Segundo informações de Ana Laura Ribeiro Flores, enfermeira da Segurança do Paciente daquele hospital, Keity Emiliene Guim, coordenadora do Serviço de Reabilitação da Fundação Padre Albino, e Alice Pedrassoli Netto, técnica de Enfermagem do Núcleo da Qualidade, foram expostos todos os métodos de prevenção utilizados na instituição, como colchão de ar, coxim, relógio para mudança de decúbito, suplementos, produtos e protocolo. Além da prevenção, também foi abordado o tratamento e, com maquete, a equipe pode entender o processo de evolução da lesão por pressão durante o tratamento. Para os pacientes e acompanhantes foi elaborado um jogo e explicada a campanha.

            Lesão por pressão é ferida na pele causada pela interrupção da circulação sanguínea em determinado local do corpo próximo de região óssea, aliada a pressão contínua nesta mesma região. Além de prolongar a permanência dos pacientes nos hospitais, a lesão por pressão aumenta o risco de infecções, o custo do serviço de saúde e pode ainda ser causa de reinternações após alta hospitalar. Participaram do evento aproximadamente 95 pessoas. 


Galeria