Oficina de fotografia promove reflexões sobre cuidado e humanização no HEC e HPA

Postado em: 01/12/2020

A ONG ImageMagica promove entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro o projeto Conexões do Cuidar nos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino. Por meio da fotografia, o projeto trabalha empatia e conexão entre profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes a partir do tema “Conexões em tempos de pandemia”. 

 

Educadores da ONG estão visitando setores e convidando os colaboradores para participar do projeto, desenvolvido no HEC até o dia 4 de dezembro e de 7 a 11 de dezembro no HPA. A ideia é resgatar a importância do cuidado, afeto e da humanização, mesmo em momentos difíceis, por meio da fotografia.  

 

Para os hospitais da Fundação Padre Albino é uma honra poder participar da obra de André François. De acordo com a diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti, o trabalho realizado pela ONG ImageMagica funcionará como instrumento terapêutico às equipes de saúde, principalmente neste momento de pandemia. “A humanização é fundamental nas práticas de cuidado e para adentrar no universo do cuidar, como diz François, não é preciso avental, nem máscara; basta vestir os olhos com delicadeza, simples e belo assim”, disse Renata. 

  

Exposição: Intercâmbio De Olhares 

As fotografias e legendas são produzidas por meio do aplicativo de celular Camino – idealizado pela ONG – e são impressas para exposição nos corredores do hospital, trazendo mais cor e afeto ao ambiente. É também uma oportunidade de compartilhar olhares com as pessoas que participaram da oficina. A exposição acontece nos últimos dias da presença da ONG em cada hospital nos saguões principais.  

“É um grande reconhecimento para os participantes ver as suas fotos e legendas na exposição, por onde tanta gente circula. Ali, todos poderão contemplar a fotografia criada e aprender com a mensagem do novo fotógrafo”, conta Andreza Portela, coordenadora de projetos educacionais. 

 

Sobre ImageMagica 

Fundada pelo fotógrafo André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento de pessoas utilizando a fotografia como ferramenta de transformação e empoderamento. A ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura, atuando em diferentes causas. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ImageMagica estimula as pessoas a perceberem mais atentamente seu entorno e, com essa reflexão, mudar a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995 já foram mais de 370 mil olhares transformados com projetos realizados em 15 países. 


Galeria