Meta Internacional de Segurança do Paciente é tema de ação no HEC

Postado em: 02/12/2020

Alusivo ao Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, 21 de novembro, o Hospital Emílio Carlos realizou ação com o objetivo de sensibilizar pacientes, familiares, profissionais e gestores de saúde sobre a importância da prevenção e reduzir essas lesões no ambiente hospitalar. Esta é uma das seis metas internacionais de Segurança do Paciente da OMS (Organização Mundial de Saúde),  

 

A ação aconteceu no dia 24 de novembro, no saguão principal do primeiro andar. “Foram expostos todos os métodos de prevenção utilizados na instituição, como colchão de ar, coxim, relógio para mudança de decúbito, suplementos, produtos e protocolos. Além da prevenção, também foi abordado o tratamento e, com maquete, a equipe pode entender o processo de evolução da lesão por pressão durante o tratamento”, apontou a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do HEC, Veridiana Taquetti.  

 

A ação foi realizada pela enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Emílio Carlos, Veridiana Taquetti, pelo coordenador de enfermagem, Ademilson Ronzani, pela coordenadora do Serviço de Fisioterapia, Bruna Gabriela de Oliveira, pela nutricionista Patricia Carla Ramos e pela auxiliar administrativo do Núcleo de Qualidade, Janaína Pedroso Magrini. 

 

Entenda 

Lesão por pressão é a ferida na pele causada pela interrupção da circulação sanguínea em determinado local do corpo próximo da região óssea, aliada a pressão contínua nesta mesma região. Além de prolongar a permanência dos pacientes nos hospitais, a lesão por pressão aumenta o risco de infecções, o custo do serviço de saúde e pode ainda ser causa de reinternações após alta hospitalar. 

 

O diagnóstico da lesão por pressão é simples: basta inspecionar a pele diariamente observando presenças de áreas avermelhadas, geralmente em regiões de proeminências ósseas (quadril, calcanhares e região dorsal) e que não embranquece ao realizar pressão sobre a mancha. 


Galeria