Cursos da UNIFIPA recebem notas no CPC e estão entre os melhores da região

Postado em: 15/12/2020

Destaque nos resultados do Enade, desempenho acadêmico dos estudantes e corpo docente qualificado repercutiram nas notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos cursos de Biomedicina, Educação Física (Bacharelado), Enfermagem e Medicina. 

Dos quatro cursos avaliados do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), três deles receberam nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), em escala que vai de 1 a 5, referente ao ciclo de avaliação do ano 2019, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 9 de dezembro.

Os bons resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o desempenho acadêmico dos estudantes da UNIFIPA e o corpo docente qualificado da Instituição repercutiram nas notas do CPC dos cursos de Biomedicina, Educação Física (Bacharelado), Enfermagem e Medicina.

Ao todo, 143 cursos superiores da região noroeste do Estado foram avaliados, que este ano levou-se em conta o desempenho dos cursos da área da saúde, tão determinantes para a formação dos profissionais que hoje estão nos hospitais e postos de saúde enfrentando a pandemia.

O reitor Dr. Nelson Jimenes disse estar muito satisfeito com o CPC obtido pelos cursos, pois a UNIFIPA mantém e melhora os conceitos diante do MEC. Ele disse que sua satisfação ainda é melhor diante do momento que estamos vivendo – a pandemia da COVID-19. “A UNIFIPA está colhendo os frutos de tudo que ela plantou e vem plantando”, disse. 

No curso de Biomedicina, das cinco faculdades avaliadas, a UNIFIPA ficou com a 2ª maior nota, o que atende aos critérios de qualidade para funcionar. Em Educação Física (Bacharelado), 11 instituições passaram pela avaliação sendo que o curso oferecido pela UNIFIPA ficou entre os quatro com melhor nota. Para o curso de Enfermagem, somente três instituições (entre elas a UNIFIPA) obtiveram a maior pontuação, num total de oito faculdades avaliadas. Já o conceituado curso de Medicina UNIFIPA/FAMECA conseguiu manter-se no ranking de avaliações como um dos melhores cursos da região em termos de estrutura e corpo docente, além de uma exponencial reputação no cenário acadêmico do país.

“A grande importância da nota do MEC - CPC para o Centro Universitário Padre Albino é que ela certifica a qualidade dos cursos oferecidos, a excelência e a garantia de que estão dentro das regras previstas para o ensino”, avalia Cristiane Procópio, Diretora de Educação da Fundação Padre Albino, que conclui que, “com isso, o aluno pode analisar a instituição que, além do custo-benefício, oferece uma excelência no ensino, essencial para sua colocação no mercado de trabalho”. Sobre o nível das notas Cristiane aponta que “essas notas são a maneira de comprovar a qualidade da instituição como um todo, incluindo a infraestrutura das suas instalações, tecnologia, inovações, nível de qualificação do corpo docente e técnico, entre outros. Assim como incentivo para a busca constante do aperfeiçoamento contínuo”. 

Confira abaixo as notas dos cursos da UNIFIPA avaliados no CPC:
Biomedicina – Nota 3
Educação Física (Bacharelado) – Nota 4
Enfermagem – Nota 4
Medicina - Nota 4

CPC - O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade e excelência dos cursos do Ensino Superior cuja avaliação confere notas de 1 a 5 às graduações ofertadas no país. As notas do CPC levam em conta o desempenho dos estudantes no Enade, o desempenho acadêmico desses alunos no decorrer do tempo e a formação do corpo docente das instituições de ensino.

O que as notas representam?
Cursos com CPC 1 e 2 são automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). Os cursos com conceito 3 são aqueles que atendem aos critérios de qualidade para funcionarem. Já os cursos com conceitos 4 e 5 são graduações de excelência, vistos como referência pelas demais graduações do país.

(Foto Divulgação)


Galeria