UNIFIPA sediará projeto de pesquisa sobre regeneração da pele e córneas

Postado em: 21/12/2020

Ação faz parte de projeto de pesquisa multicêntrico realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Foi aprovado pelo CNPq, fundação vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal, importante projeto de pesquisa multicêntrico envolvendo instituições de ensino superior do Brasil e do Canadá, do qual o Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) é uma das instituições colaboradoras, pois será sede da realização de toda a parte de experimentação animal da investigação, que é a aplicação de produto inovador para processos regenerativos de pele e córnea. A ação será coordenada pelas Profas. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, e Giovana Aparecida Gonçalves Vidotti, professora do Instituto da Saúde, que comandarão os Laboratórios Multidisciplinares de Pesquisa e Unidade Didática e de Pesquisa Experimental (UDPE).

Pela importância da participação no projeto, a UNIFIPA receberá duas bolsas de estudos, sendo uma de mestrado e uma de doutorado, além de verba para aquisição de equipamentos e insumos destinados ao desenvolvimento do projeto.

“Estamos muito felizes com a aprovação do projeto. Isto mostra o fortalecimento de parcerias que a instituição possui”, comemora a Profa. Giovana. Para a Profa. Ana Paula, “um projeto de tamanha grandeza como este permite o crescimento da pesquisa institucional”.

O projeto chamado ‘Desenvolvimento de matrizes à base de humor vítreo extraído de peixe para a Engenharia de Tecidos oculares e da pele’ terá a duração de três anos, contando com docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Laval (Canadá) e Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Piemonte Orientale, em Novara (Itália). Junto da UNIFIPA, a R-Crio (Campinas/SP), laboratório de bioengenharia com células-tronco, e a EMBRAPA farão parte dos estudos.

(Foto: Comunicação FPA)


Galeria