Pesquisa com fitoterápicos leva o nome da UNIFIPA para o exterior

Postado em: 21/12/2020

Com parcerias internacionais no campo da pesquisa, a instituição participou da APCoRE 2020 através de conferência on-line.

A linha de pesquisa com fitoterápicos, desenvolvida nos laboratórios multidisciplinares da UNIFIPA, permitiu, além da parceria com a Universidade de Aveiro, de Portugal, colaborações com instituições da Ásia, o que possibilitou a participação da Profa. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, no comitê científico do evento ‘APCoRE (Asian Pacific Consortium of Researchers and Educators) Virtual Conference’, realizado de 2 a 4 de dezembro, como membro do comitê e na condução de apresentações de trabalhos científicos como moderadora da sessão ‘Natural & Applied Sciences’.

A conferência tem como objetivo promover, fortalecer e mensurar resultados de pesquisa de Instituições de Ensino Superior (IES) e outras organizações na região da Ásia e do Pacífico, em vários campos de disciplinas, contanto com o apoio de instituições do mundo inteiro.

No evento também foram apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas na UNIFIPA, resultados parciais dos projetos de doutorado de Helena Ribeiro Souza e Lucas Possebon, sob orientação da Profa. Dra. Ana Paula, junto ao programa de pós-graduação em Biociências da Unesp (São José do Rio Preto), com a participação de alunos de graduação, técnicas e docentes do curso de Medicina da UNIFIPA.

Apresentações
No dia 2 de dezembro, o trabalho ‘Phytochemical, antioxidant and cytotoxic profile of Garcinia brasiliensis extract and its effects on cell adhesion’ (Perfil fitoquímico, antioxidante e citotóxico do extrato de Garcinia brasiliensis e seus efeitos na adesão celular) foi apresentado pela técnica do laboratório de imuno-histoquímica, Helena Ribeiro Souza, com as participações de Harissa Padovez Rays, Nicolas Joseph Della Matta, Isabela Teodoro Parra, Ariane Harumi Yoshikawa, Giovana Aparecida Gonçalves-Vidotti, Ana Paula Girol.

Já no dia 3 de dezembro, a docente Profa. Sara de Souza Costa apresentou o trabalho ‘Ethanolic extract of Garcinia brasiliensis leaves: phytochemical and cytotoxic assays and effects of administration on endotoxin-induced peritonitis’ (Extrato etanólico de folhas de Garcinia brasiliensis: ensaios fitoquímicos e citotóxicos e efeitos da administração na peritonite induzida por endotoxinas), com as colaborações de Lucas Possebon, Jéssica Messias da Silva, Ariane Harume Yoshikawa, Sara de Souza Costa, Melina Mizusaki, Iyomasa Pilon, Helena Ribeiro Souza e Ana Paula Girol.

UNIFIPA International
Dando ênfase na participação do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA em pesquisas envolvendo compostos fitoterápicos, a Instituição foi aceita com publicação em revista de grande impacto internacional, a ‘Scientific Reports – Nature’, relacionado à colaboração da Profa. Dra. Ana Paula Girol em pesquisa realizada durante o pós-doutorado.

O trabalho ‘Biological and physical approaches on the modulatory functions of potential piplartine (piperlongumine) and annexin A1 mimic peptide interactions’ (Abordagens biológicas e físicas sobre as funções modulatórias de potenciais piplartina (piperlongumina) e anexina A1 mimetizam interações de peptídeos) foi publicado na edição 2020 da revista. Para o desenvolvimento do trabalho participaram pesquisadores de diferentes instituições nacionais: FAMERP, UNESP de São José do Rio Preto, UNIFIPA, USP São Paulo, Federais de Alfenas, Ceará e Paraíba e Fiocruz/Bahia.

“Esse tipo de reconhecimento reforça ainda mais as parcerias nacionais e divulga internacionalmente a participação da UNIFIPA em pesquisas científicas”, disse a Profa. Ana Paula.

(Fotos Divulgação)


Galeria