Colégio Catanduva investe na tecnologia para ensino híbrido

Postado em: 22/03/2021

Hoje temos que ensinar o aluno no colégio e o aluno em casa, todos juntos aprendendo
a aprender em tempos de pandemia”, disse o Prof. Wander Arf.

 

As aulas presenciais das instituições particulares para o ano letivo de 2021 serão retomadas em todas as fases do Plano São Paulo. Um dos setores mais afetados pela pandemia de COVID-19, professores e alunos tiveram que se adaptar às aulas de forma remota e presencial ao mesmo tempo, conhecido como sistema híbrido.  Para atender essa demanda e para que esses alunos – que podem constituir parte considerável da turma – não fiquem sem aulas, o Colégio Catanduva, mantido pela Fundação Padre Albino, investiu em equipamentos de transmissão online, garantindo ao professor a continuidade do aprendizado com parte da turma na escola e outra em casa.

“De uma forma geral, os professores saíram da quarentena bem mais preparados digitalmente. Os que já usavam tecnologia passaram a usá-la ainda mais e aprimoraram seus conhecimentos. O uso desses equipamentos, como câmeras, microfones e notebooks, se tornaram mais comuns em sala de aula”, explicou a diretora pedagógica do Colégio, Profa. Tânia Pimentel. Para o Prof. Wander Arf, a adaptação está em ensinar com duas realidades. “Nós abrimos mais uma ‘janela’ na sala de aula, onde o professor tornou-se mediador. Hoje temos que ensinar o aluno no colégio e o aluno em casa, todos juntos aprendendo a aprender em tempos de pandemia”, comentou.

Fazendo suas aulas em casa, Alice Milani Marsari Lachi, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, possui a mesma disciplina em sala de aula, interagindo com os colegas e a professora. Para ela, “fazer a prova pelo celular foi a melhor parte até agora”. A opção pelas aulas online não prejudicou o aprendizado, segundo sua mãe. “A Alice tem tido todo o respaldo, tanto da escola como da professora, para que as aulas sejam mais próximas possíveis da sala de aula”, disse Marcella Milani.

Retomada segura
As aulas do Colégio Catanduva foram iniciadas no dia 25 de janeiro, com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, seguindo todo o protocolo de segurança, distanciamento e sanitização, recebendo diariamente 35% dos alunos, seguindo o Plano São Paulo de combate à Covid-19.

(Fotos: Divulgação Fundação Padre Albino)


Galeria