Câmara de Pirangi aprova moção de apoio à FPA pelo corte de verbas do Estado

Postado em: 22/03/2021

            A Câmara Municipal de Pirangi, em sua sessão ordinária de 23 de fevereiro, aprovou por unanimidade a Moção de Apoio nº 05/2021 à Fundação Padre Albino em razão do corte de verbas anunciado pelo governador do Estado, João Doria, em publicação no Diário Oficial do Estado em janeiro último. Cópia foi enviada à Diretoria Executiva da Fundação pelo presidente daquela Câmara, vereador Lucas Henrique F. Costa dos Santos.

            Na moção, assinada pelos vereadores Alessandro Júnior Pantalião, Eliane Taxiotti, Elisa Helena Rossi de Sarro, Eduardo H. dos Santos Perles e Gabriel Rissi Vieira, eles relatam “o corte no faturamento de 12% sobre a base dos convênios e subvenções celebrados entre a Secretaria de Estado da Saúde e algumas entidades, entre elas as Santas Casas e as Filantrópicas (sem fins lucrativos)”.

            Os vereadores dizem ser “lamentável em todos os aspectos a atitude governamental nesse delicado momento em que está havendo necessidades de atender pacientes em face à pandemia, o que impacta diretamente na cobertura de outros serviços ofertados pelas Santas Casas e Hospitais Beneficentes. Não podemos nos calar e não podemos deixar que tal ato prejudique a população que depende da assistência do SUS”. E acrescentam: “A redução dos recursos de custeio impactará em todos os atendimentos de alta complexidade, como oncologia, cardiologia e transplantes”.

            Em seguida apresentam dados e números enviados pela FEHOSP (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) e encerram ressaltando que “os programas estaduais já sofriam com defasagem de valores e cortes anteriores, mas não irão suportar o mesmo volume e qualidade de atendimento com esse corte em plena pandemia”.

            Os vereadores solicitam que a moção seja encaminhada ao governador João Doria, ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, à Associação Beneficente de Pirangi e à Fundação Padre Albino.