Curso de Farmácia UNIFIPA estuda o uso irracional de medicamentos durante a pandemia, em projeto de pesquisa

Postado em: 25/03/2021

 


O projeto procurou reunir os principais medicamentos usados de forma errônea,
com a finalidade de “evitar” ou “curar” a Covid-19.

 

Para participar os alunos do curso devem se inscrever no Edital para Iniciação Científica 2021, no site unifipa.com.br, no início de abril.

 

O curso de Farmácia da UNIFIPA está com as atividades de introdução à pesquisa em andamento, com a realização de projetos experimentais nos laboratórios da própria instituição. Para participação, os alunos devem se inscrever no Edital para Iniciação Científica 2021 no início de abril.

 

 “O projeto tem como objetivo iniciar o aluno no campo da pesquisa em Farmácia, nas suas mais diversas áreas de atuação, seja no conhecimento ou manuseio de plantas medicinais, preparo e obtenção de tinturas, extratos, formulações com atividade cosmética e farmacológica, além de estudos fitoquímicos e farmacodinâmicos, todos realizados nos laboratórios de pesquisa da UNIFIPA”, explica a Profa. Dra. Andréia de Haro Moreno, coordenadora do curso.

 

Em 2020, em virtude da pandemia, foram realizadas atividades com a participação dos alunos na elaboração do trabalho ‘Uso irracional de medicamentos durante a pandemia’. O projeto procurou reunir os principais medicamentos usados de forma errônea, com a finalidade de “evitar” ou “curar” a Covid-19, dentre eles, destacam-se a cloroquina e hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e nitazoxanida.

 

“A automedicação pode levar a quadros de intoxicação e comprometer o tratamento efetivo para Covid-19, onde as pessoas, com falsa sensação de segurança por tomar a medicação, acreditam que ela seja eficaz e deixam de adotar medidas eficazes para evitar a transmissão, como distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos”, alerta a coordenadora, que reforça o papel do farmacêutico como profissional de saúde na informação e orientação da população quanto aos riscos e perigos da prática da automedicação.

 

O trabalho será apresentado durante o Congresso de Iniciação Científica da UNIFIPA deste ano. Estão previstas outras atividades, tais como análise e preparo de extratos vegetais, análise de óleos essenciais, formulações fitoterápicas antissépticas, formulações fitoterápicas cicatrizantes para úlcera varicosa, catálogo virtual de plantas medicinais, entre outras.

 

(Foto Divulgação)

 


Galeria