UNIFIPA Catanduva recebe nota 4 do MEC e se destaca na região entre as melhores IES privadas

Postado em: 27/04/2021


A UNIFIPA possui nove cursos de graduação que figuram entre os mais procurados pelas empresas na região,
quando o assunto é qualificação profissional.

 

 

O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA Catanduva obteve nota 4 (índice de 1 a 5) no conceito geral, segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC), divulgada no último dia 23 de abril, através do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que avalia a qualidade das instituições de ensino superior brasileiro. Os dados referem-se ao ano de 2019 e foram avaliadas 2.070 instituições.

Na região, a UNIFIPA manteve a nota do ano anterior (2018), ficando atrás apenas da UNESP e FAMERP, ambas de São José do Rio Preto, com conceito máximo. Só no Estado de São Paulo foram avaliadas 509 Instituições de Ensino Superior; destas, 16 instituições ficaram com conceito 5, a grande maioria universidades públicas. Outras 84 faculdades receberam nota 4.

O reitor Dr. Nelson Jimenes comemora a posição alcançada. “Mais uma vez a UNIFIPA desponta como uma das mais conceituadas Instituições de Ensino Superior (IES) do país. O Índice Geral de Cursos divulgado pelo MEC, considerado o mais importante e completo indicador, confirma o que vimos nos anos anteriores: a UNIFIPA no topo da lista brasileira das IES”, disse ele.

Dr. Jimenes ressalta que “o IGC avalia a qualidade institucional e este é o bem maior e mais precioso das faculdades mantidas pela Fundação Padre Albino; por isso os cursos da UNIFIPA são procurados e escolhidos por toda a nossa região”. Por fim, ele agradece. “Podemos dizer, com muito orgulho, que a nota 4 representa o esforço de toda uma comunidade; temos que comemorar bastante apesar de tudo o que nos foi exigido pela pandemia. Trata-se da coroação do trabalho árduo de todos, desde a Mantenedora, passando pela diretoria, coordenação, docentes, discentes, auxiliares de ensino.

No Brasil, 21,64% das instituições tiveram conceito 4, 63,77% ficaram com conceito 3, 12,08% obtiveram conceito 2 e 0,29% conceito 1. Para o IGC, as notas são distribuídas em conceitos de 0 a 5, sendo que quão mais próximo de 5 maior a nota da faculdade. Esse é considerado o indicador mais completo para avaliar a qualidade das instituições de ensino.

Também conhecido como "Nota MEC", esse índice leva em consideração três fatores distintos; são eles: média dos três últimos Conceitos Preliminares de Curso (nota que avalia a qualidade dos cursos); média das avaliações dos programas de pós-graduação stricto sensu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e distribuição dos alunos entre graduação ou pós-graduação.

A UNIFIPA possui nove cursos de graduação que figuram entre os mais procurados pelas empresas na região, quando o assunto é qualificação profissional. Atualmente está com inscrições abertas para cursos de Pós-Graduação Lato Sensu nas áreas de Saúde, Educação e Administração, com aulas presenciais e EaD. Informações podem ser obtidas pelo 0800 772 5393 ou unifipa.com.br

 


Galeria