Fundação Padre Albino investe na capacitação de seus colaboradores através da educação continuada

Postado em: 14/05/2021

Devido à pandemia, o foco é a mentoria para os novos colaboradores

 

            A Gestão da Qualidade do complexo hospitalar da Fundação Padre Albino tem foco na melhoria contínua dos processos. Os hospitais Emílio Carlos e Padre Albino dispõem de Núcleo de Segurança do Paciente para gerir riscos de eventos adversos e divulgar metas internacionais de segurança, além de incentivar boas práticas.

 

            “A qualidade hospitalar trabalha com gestão de dados e projetos, processos de acreditações e auditorias em saúde com ênfase no cuidado centrado no indivíduo, com inclusão dos clientes nos processos de melhoria, priorizando a sustentabilidade em saúde”, informa Maria Cláudia Piccolo Barbosa, gerente de Qualidade dos hospitais. “A gestão tem cuidado especial com pessoas e prima por clima organizacional saudável, onde é estimulada a recompensa e o crescimento. O Departamento de Recursos Humanos/RH, por exemplo, está alinhado com os princípios da governança corporativa, o que faz com os colaboradores sejam mais engajados”, acrescenta.

 

            A Fundação Padre Albino, através do RH, investe na ampliação das competências dos seus colaboradores através da educação continuada e mantém o Núcleo de Educação Permanente, gerido pela gestão de qualidade hospitalar, que trabalha a produção de conhecimentos no cotidiano do hospital a partir da realidade vivida pelos atores envolvidos, tendo essas experiências como base de interrogação e mudança. A equipe também realiza trabalho de mentoria (processo de aceleração de carreira através do acompanhamento por um profissional mais experiente na área de atuação desejada), com profissionais ingressantes nos hospitais, com o objetivo de identificar os talentos e fidelizá-los, reduzindo assim custos gerados por índices de turnover, por exemplo.

 

            Maria Cláudia salienta que neste período de pandemia do novo Coronavírus, em que a demanda de leitos complexos é intensa em todo o mundo, a Fundação Padre Albino está investindo na mentoria para que os novos colaboradores tenham supervisão de equipe especializada. “Atualmente, o Núcleo de Educação Permanente conta com as enfermeiras Esmerinda Cavassana e Erika Fachim Esteves, voltadas exclusivamente para acolhimento e aperfeiçoamento desses novos profissionais, além da enfermeira Ana Lúcia dos Santos, que gerencia e executa diversos tipos de capacitações, e do psicólogo Deniz Simiel, que atua na área comportamental e motivacional”, esclarece.

 

            Pensando na especificidade dos pacientes Covid, a equipe conta com respaldo do enfermeiro coordenador de Unidade de Terapia Intensiva, Jefferson Rodrigo Urbano Alves, que dedica parte da sua carga horária para auxiliar nos conhecimentos necessários. “Todos os profissionais da equipe possuem vasta experiência na área hospitalar para ofertar atendimento de qualidade e humanizado”, frisa Maria Cláudia Barbosa.


Galeria