Conexões do Cuidar: Hospital Padre Albino recebe projeto de humanização em tempos de pandemia

Postado em: 11/06/2021

 

Por meio da fotografia, a iniciativa da ONG ImageMagica desenvolve empatia e conexão entre profissionais de saúde, colaboradores e pacientes  

 

A fotografia é uma linguagem universal e pode trazer ensinamentos transformadores sobre o olhar à nossa volta. Neste momento de pandemia, ela também é ferramenta fundamental para aproximar e conectar pessoas nos ambientes hospitalares. Tendo em vista a importância da humanização no universo da saúde, a ONG ImageMagica, com apoio da Usina Cerradinho, realiza o projeto Conexões do Cuidar no Hospital Padre Albino, em Catanduva (SP), do dia 15 ao dia 21 de junho. 

O projeto, que já atuou em mais de 40 instituições de saúde e beneficiou mais de 18 mil profissionais de saúde em todo o Brasil durante a pandemia, propõe diversas atividades para desenvolver empatia e conexão entre profissionais de saúde, colaboradores e pacientes. São elas: 

Fórmula do Cuidar 

A partir de uma atividade lúdica realizada em grupo, os profissionais são convidados a refletir sobre a amplitude do cuidar no contexto hospitalar. Imagens, palavras e símbolos matemáticos se unem às reflexões propostas pelos educadores, que resultam em material visual construído pelos participantes. 

“Quando tivemos esse momento de parar e olhar as imagens, eu saí do modo automático. Ao ver foto de uma criança sendo acolhida por um profissional, eu percebi que, de alguma forma, a gente também faz isso. Eu pude visitar minhas emoções como pessoa e ser humano para além da minha atividade como profissional”, refletiu Cynthia de Oliveira, uma das profissionais de saúde que participou do projeto em instituição em São Paulo. 

Oficina fotográfica 

Aqui são desenvolvidas atividades técnicas de fotografia com colaboradores do hospital. Nestes encontros, os participantes são estimulados a perceber o ambiente hospitalar por outra ótica, com o intuito de fortalecer vínculos e reconhecer as formas do cuidar entre as equipes, familiares e pacientes. A saída fotográfica representa momento de muita reflexão, no qual os participantes circulam pelo espaço que frequentam todos os dias, mas observando tudo com outros olhos. 

Exposição: Intercâmbio de Olhares 

Toda essa produção fotográfica é transformada em linda exposição nos corredores do hospital, trazendo mais cor e afeto ao ambiente. É também oportunidade de compartilhar olhares com as pessoas que participaram da oficina. 

Protocolo de prevenção da Covid-19 

Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos. 

 

Serviço 

Data: 15 a 21 de junho  

Local: Hospital Padre Albino 

Endereço: R. Belém, 519 - Centro, Catanduva - SP, 15800-280 

 

Sobre a ImageMagica: Fundada pelo fotógrafo e empreendedor social André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento humano por meio da fotografia. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu entorno e, assim, transformarem a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 400 mil olhares transformados com projetos realizados em 19 países. Saiba mais em: https://imm.ong/ 

 


Galeria