Dengue: Atenção, colaboradores e familiares.

Postado em: 18/06/2021
A Fundação Padre Albino, em parceria com o setor educativo da Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa), informa a todos seus colaboradores e familiares que está apoiando a campanha #catanduvasemdengue e solicita atenção redobrada no combate ao vetor em seus domicílios e no ambiente hospitalar, principalmente neste período de LOCKDOWN. 

 

Os agentes continuam fazendo visitas. Ao recebê-los, mantenha distância segura, use máscara e fique atento aos locais, indicados pelos profissionais, que possam servir de criadouros do mosquito. 

 

O veneno está sendo aplicado, por meio de nebulizador costal, sempre que confirmado caso positivo. 

 

 

Como posso combater o mosquito em casa.

 

- Não manter vasos de planta com água. Caso tenha em casa, que sejam furados e com areia até a borda evitando que pare água no local. 

- Evitar amontoamento de materiais que possam acumular água, como lonas, baldes, materiais de construção e recicláveis. Caso utilize estes materiais de forma profissional, manter constante vigilância. 

- Limpar os ralos no mínimo uma vez por semana, esfregando a parte interna com escova de lavar vaso sanitário, mantendo-os vedados com sacola plástica, saco de lixo recortado no tamanho do ralo ou comprar o item que possui o sistema abre e fecha. Assim você mantém sua casa livre do mosquito e também do escorpião, que circulam pela rede de esgoto. 

-Bebedouro de animais domésticos devem sempre ser lavados e esfregados no mínimo duas vezes por semana 

- Lembre-se: onde tem água, tem mosquito! Por isso, mantenha constante vigilância. 

 

 

 Procure uma unidade de saúde 

 

Em caso de sintomas, não deixe de buscar as unidades de saúde públicas ou particulares. Esta informação é essencial para que a equipe da EMCAa realize as atividades em seu bairro. 

 

Denuncie focos do Aedes aegypti pelo telefone 3531-9200 

 

 

Quais produtos posso utilizar e onde? 

 

Salmoura 

2 colheres de sal diluído em 1 litro de água para cada ralo, canaleta ou vaso sanitário que exista em sua casa duas vezes por semana. 

 

Água sanitária 

§ Vasos sanitários que não são de uso diário adicionar 1 colher de chá (5 ml) de água sanitária no sanitário e mexer com bucha sanitária 

§ Caixa de descarga sanitária que não é de uso diário adicionar 2 colheres de sopa (30 ml) de água sanitária e mexer com bucha sanitária 

§ Ralos externos (captam água de chuva e de limpeza) e internos que não são de uso diário adicionar 1 colher de sopa (15 ml) de água sanitária e mexer com bucha sanitária 

§ Tambores de armazenamento (200 litros) de água não utilizada para consumo humano adicionar 2 copos americanos (400 ml) de água sanitária e misturar a água já existente no local. 

 

Detergente 

Caixa do degelo atrás da geladeira adicionar um pouco do líquido na parede interna do reservatório de plástico que fica próximo ao motor. O detergente serve como repelente ao mosquito.