HEC busca Selo Pleno do "Hospital Amigo do Idoso"

Postado em: 15/09/2021

No dia 1º de outubro comemora-se o Dia Mundial do Idoso e o Hospital Emílio Carlos (HEC) já iniciou a escolha das ações eletivas e obrigatórias para obtenção do Selo Pleno do Programa 'Hospital Amigo do Idoso'.  

   

O HEC iniciou em 2017, com a assinatura do Termo de Adesão, a busca pelo reconhecimento como 'Hospital Amigo do Idoso'. Desde então tem desenvolvido ações específicas para obtenção das certificações. Em janeiro de 2019, após cumprir exigências do programa, o hospital foi certificado com o Selo Inicial e, cumprindo rigorosamente os requisitos, em novembro do mesmo ano recebeu o Selo Intermediário.  

   

O programa, criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2012, tem quatro etapas: assinatura do termo de adesão, selo inicial, selo intermediário e selo pleno. O objetivo é identificar ações que possam incorporar qualidade e eficiência no atendimento dos idosos, priorizar os aspectos de segurança e conforto necessários ao bom atendimento da população acima dos 60 anos de idade em hospitais públicos e particulares, garantindo a dignidade ao paciente idoso e seus familiares durante o tratamento.  

   

Dentre as ações propostas pelo programa e implantadas duas tiveram destaque: a Idosoteca, com atividades lúdicas para pacientes e acompanhantes, e os Circuitos de Simulação Realística, onde os participantes foram convidados a sentir as dificuldades que os idosos apresentam com a diminuição da sensibilidade dos cinco sentidos do corpo humano (visão, audição, paladar, olfato e tato), além da dificuldade de marcha, equilíbrio e acessibilidade. “O circuito causou comoção em muitos participantes por sentirem na pele o que acontecia com seus avós e familiares dentro de casa”, contou Bruna Grabriela de Oliveira, coordenadora de Fisioterapia do HEC.  

   

Ações  

  

Desde 2017, quando o Hospital Emílio Carlos assinou o termo de adesão ao Programa, inúmeras ações foram realizadas. Entre elas as com maior impacto foram assegurar ao paciente idoso o direito ao atendimento prioritário; implantar ações de gerenciamento da assistência farmacêutica para monitoramento e intervenção na polifarmácia; instituição do protocolo multiprofissional de prevenção de queda e lesão por pressão em todos os ambientes assistenciais relacionados à atenção ao idoso, adequando de campainhas, iluminação, corrimões e banheiros; estabelecimento da comunicação e respeito dos direitos e responsabilidades/deveres dos pacientes idosos e acompanhantes por meio de reuniões com os responsáveis; melhoria nas acomodações e alimentação servidas aos acompanhantes, que em sua maioria também são idosos; melhorias nas sinalizações internas e externas; projeto Amor em Forma de Movimento, em que os pacientes idosos com internação prolongada são levados à área hospitalar externa para passar um tempo com a família, amigos e animais de estimação; reestruturação dos serviços que contemplam os cuidados no final da vida e participação e certificação de representantes da equipe multiprofissional no curso de Gerontologia, desenvolvido pelo Instituto Paulista de Geriatria José Hermínio de Moraes.  

   

Com a pandemia da Covid-19 as ações foram paralisadas, mas o Hospital Emílio Carlos e o Comitê Gestor do Selo Hospital Amigo do Idoso retomaram recentemente o processo de escolha das ações eletivas e obrigatórias para obtenção do Selo Pleno, assim como a continuidade das já implantadas.  

   

“O mais importante é ter em mente que o que importa não é a obtenção dos selos e sim a transformação e melhoria no atendimento ao idoso oferecido pela instituição, que busca ser Amiga do Idoso, colocando-o como protagonista da sua história, praticando o acolhimento e respeitando cada dificuldade apresentada neste momento da vida”, finalizou a coordenadora do Serviço de Reabilitação da Fundação Padre Albino, Keity Emiliene Guim.   

 

O processo de certificação do Hospital Amigo do Idoso faz parte do planejamento institucional de humanização, agrega valor aos clientes e está alinhado com os objetivos estratégicos corporativos, sendo gerido pela gerência da qualidade. 


Galeria