Enfermagem da Unifipa realiza mesa redonda sobre Outubro Rosa

Postado em: 13/10/2021

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Educação Permanente e Associação Mahatma Gandhi, as ligas de Oncologia, Materno Infantil e Saúde Coletiva do curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino (Unifipa) realizaram a ação “Outubro Rosa: Questões de Gênero no panorama da Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama”.

 

O evento aconteceu na última quinta-feira, dia 07 de outubro, às 19h00, através da plataforma Google Meet e via canal do YouTube. Aproximadamente 150 pessoas estiveram presentes no encontro online, prestigiando a mesa redonda que contou com nomes como Prof. Dr. Ayder Anselmo Gomes Vivi (médico e professor titular do Departamento de Cirurgia FAMECA-UNIFIPA. Mestre em Técnica Operatória pela Universidade Federal de São Paulo e doutor em Medicina pela Universidade de Federal de São Paulo), Profa. Dra. Paola Alexandria P. de Magalhães (enfermeira especialista em Terapia Intensiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, professora doutora do curso de Enfermagem e Medicina da Unifipa) e Mário Quiudini Neto (discente do curso de Direito da Unifipa e integrante do projeto de extensão Direito e Sexualidade). 

 

           “Ao pensarmos no Outubro Rosa, devemos considerar a integralidade do cuidado da saúde e das questões de gênero. É importante voltarmos o olhar para as populações como a população LGBTQIA+, a fim de ampliarmos os espaços de discussão e políticas públicas que incluam esta população, principalmente no que tange à prevenção do câncer de mama e de colo de útero, considerando os aspectos físicos, psíquicos, sociais, espirituais e culturais, além de suas vulnerabilidades e das questões de gênero”, ressalta a coordenadora do curso de Enfermagem, Luciana Braz. 


Galeria