Propeg realiza curso prático sobre técnicas e manipulação ética em experimentação animal

Postado em: 13/10/2021

            A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), através da Unidade Didática e de Pesquisa Experimental, realizou de 08 de setembro a 04 de outubro o curso prático sobre técnicas e manipulação ética em experimentação animal.  

  

            Ministrado pelo médico veterinário Rodrigo Berguio Vidotti e pela bioterista Ariane Harumi Yoshikawa, ambos da instituição.

  

            Limitado a apenas 10 alunos – que puderam se inscrever gratuitamente – o curso teve aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h00 às 13h00, na UDPE – Biotério da Unifipa. Devido à alta procura, uma segunda turma foi aberta nos mesmos moldes da primeira, desta vez dos dias 03/11 a 01/12. A programação conta com:  

  

03/11: Explicação do fluxo de processos do biotério para solicitação de animais e agendamento de procedimentos; cuidados gerais para com o animal de laboratório.  

  

05/11: Preparação do laboratório antes dos procedimentos. Limpeza após procedimentos.  

  

08/11: Manipulação de animais: Como segurar e conter camundongos e ratos; procedimentos de biossegurança e pesagem.  

  

10/11:  Seleção do protocolo anestésico.  

  

12/11:  Medicação pré-anestésica (MPA).  

  

17/11:  Monitoração do plano anestésico.  

  

19/11:  Anestesia para as diferentes espécies (aves, ratos, camundongos, peixes, anfíbios).  

  

22/11:  Vias de administração de drogas (gavagem, intramuscular, subcutânea, intraperitoneal, instilação pulmonar, instilação retal) I.  

  

24/11:  Vias de administração de drogas (gavagem, intramuscular, subcutânea, intraperitoneal, instilação pulmonar, instilação retal) II.  

  

26/11:  Dor e o comportamento na Medicina Veterinária.  

  

29/11:  Eutanásia e coleta de materiais (punção cardíaca, lavado intraperitoneal, punch/retalho, sutura etc). Descarte das carcaças I.  

  

01/12:  Eutanásia e coleta de materiais (punção cardíaca, lavado intraperitoneal etc). Descarte das carcaças II.  

  

Como pré-requisito para o Curso Prático UNIFIPA é necessária a apresentação de certificado do curso teórico em capacitação no uso de animais, oferecido pela USP, online e gratuito: link https://ww3.icb.usp.br/capacitacao-uso-animais/