Direito Unifipa participa do lançamento do Moot Court na Universidade de Manizales, na Colômbia

Postado em: 13/10/2021

                No dia 20 de agosto, o curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino (Unifipa) participou, de forma virtual, do lançamento da I Moot Court sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos na Universidad de Manizales, na Colômbia.

 

          O curso foi convidado a acompanhar a palestra de abertura, convite este que faz parte de experiência inicial de internacionalização daquela universidade com colegas latinos. A ação contou com participação da diretora de Direitos Humanos da Universidade Argentina, Dra. Cintia Bayardi Martinez, do decano da Universidade de Manizales, Dr. Rodrigo Giraldo Quintero, e do professor brasileiro Dr. Jamerson Santos de Oliveira, professor visitante da Universidade Colômbia e que apresentou um pouco mais sobre o sistema e o papel da Comissão e da Corte Interamericana de Direitos Humanos.  

 

            A professora do curso de Direito da Unifipa Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira destacou que “é de muito valor a importância de atividades dessa natureza, seja por estreitar laços com outras instituições da América Latina e promover trocas, seja pela reflexão sobre os direitos humanos”. 

 

            A Dra. Carina Alamino Trida, advogada, egressa do curso de Direito e colaboradora do projeto de extensão “Educação em Direitos Humanos: experiência para implantação de uma Clínica de Direito Constitucional”, fez uma intervenção no evento, tendo abordado a importância do contato entre universidades. Tratou, ainda, de casos envolvendo o Brasil no Sistema Interamericano, ressaltou a necessidade de preparação de profissionais críticos e conscientes de seu trabalho em um contexto internacional e o quanto o sistema se converte em ferramenta fundamental na efetivação dos diretos humanos. 

 

O evento também contou com a presença da Universidad Nacional del Cuyo, de Mendoza, Argentina. 


Galeria