Dia mundial de lavar as mãos

Postado em: 21/10/2021

A Fundação Padre Albino promoveu nos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, Ambulatório Médico de Especialidades/AME Catanduva e Recanto Monsenhor Albino ações alusivas ao Dia Mundial de Lavar as Mãos, comemorado em 15 de outubro. O objetivo das ações foi sensibilizar os colaboradores sobre a importância do simples ato de lavar as mãos na prevenção de infecções; demonstrar a forma correta de lavagem das mãos; permitir, através da prática, a assimilação da temática e demonstrar, de forma lúdica, a seriedade da higienização correta com água e sabão e preparação alcoólica. 

 

No AME Catanduva as atividades de orientação e prática foram promovidas no dia 15 de outubro pelo Núcleo de Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Farmacovigilância e o Centro de Controle de Infecções Hospitalares. Para a interação, entre os 61 colaboradores participantes, foram entregues placas comemorativas alusivas ao tema.

 

No Hospital Padre Albino as ações aconteceram nos dias 14 e 15 de outubro, com 211 participantes. Os colaboradores foram convidados a vendar os olhos e utilizar um “sabonete especial” para lavar as mãos de forma habitual. “Ao abrir os olhos, os envolvidos perceberam que “lavaram” as mãos com tinta guache e puderam analisar se a tinta havia coberto todas as superfícies da mão, identificando se a higienização havia sido feita corretamente”, apontou a enfermeira do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH), Fabiana Soares Pacheco. As atividades foram promovidas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e SCIH. 

 

No Hospital Emílio Carlos as ações aconteceram nos setores assistenciais e de apoio, também nos dias 14 e 15 de outubro. A dinâmica da tinta guache também foi executada e envolveu 185 participantes. As ações foram promovidas pelo SCIH, NEP e NSP.  

 

No Recanto Monsenhor Albino a lavagem das mãos foi feita com a dinâmica da Caixa de Luz Negra, que mostra, com os efeitos da luz, os pontos que não foram higienizados corretamente, além de vídeo e orientação sobre o procedimento correto de lavagem das mãos. As ações foram preparadas pela responsável técnica de Enfermagem, Juliana Fachim.

 


Galeria