Artigo de pró-reitora da Unifipa é publicado em revista científica internacional

Postado em: 01/11/2021

           O artigo de pós-doutorado da Profa. Dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Padre Albino (Unifipa) foi aceito para publicação na revista internacional Cells, de alto impacto científico. 

           A pesquisa é associada ao programa da Unesp de São José do Rio Preto e desenvolvida nos laboratórios de pesquisa da Unifipa, contando com auxílio financeiro da Fapesp. O estudo envolveu a análise da aplicação de dois compostos, em administrações individuais e conjunta, o Ac2-26 (derivado da proteína anti-inflamatória Anexina A1) e a piperlongumina (extraída da pimenta), em modelo de uveíte (inflamação ocular). Ambos os tratamentos, com os compostos individualmente, reverteram o processo inflamatório. 

           O trabalho mostrou, pela primeira vez na literatura, a capacidade anti-inflamatória da piperlongumina, além de também indicar que os compostos, em conjunto, podem interagir biofisicamente, o que impede a atividade anti-inflamatória de ambos. Esses resultados abrem novas e intrigantes possibilidades de investigações. 

           Atualmente, nos laboratórios de pesquisa do Centro Universitário Padre Albino, estão em desenvolvimento 10 trabalhos de pós-graduação, sendo três mestrados, seis doutorados e um pós-doutorado. 

           Foto: Profa. Ana Paula (de pé à esquerda) com alunos e bióloga angolana que veio fazer parte do projeto de doutorado na Unifipa.


Galeria