Dr. Durval Ribas Filho lança livros sobre obesidade com relevância internacional

Postado em: 16/12/2021

 

A obesidade segue um ritmo de crescimento alarmante no mundo e é considerada um problema de saúde, com diversas consequências clínicas e nutrológicas. O tema não se esgota, por envolver várias comorbidades e atingir pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. É considerada uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a tratamentos adequados.

Nesse contexto, o médico catanduvense, nutrólogo e endocrinologista pelo Conselho Federal de Medicina, professor do curso de Medicina/Fameca/Unifipa e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Prof. Dr. Durval Ribas Filho, publicou dois importantes livros de relevância internacional sobre o assunto, trazendo à tona importantes discussões acerca do tema e, mais uma vez, proporcionando aos interessados pelo assunto uma referência sobre a obesidade.

O Livro-Texto de Obesidade - Uma visão clínica e abrangente da ABRAN, de autoria do Dr. Durval juntamente com o Dr. Carlos Alberto Nogueira de Almeida, traz informações atualizadas e completas, baseadas em evidências, e tem como objetivo aprofundar o conhecimento científico sobre obesidade. “Este livro é um sonho na ABRAN e vem de encontro a tudo que acreditamos em relação à defesa e orientação no tratamento de pacientes portadores de obesidade. É uma obra global e completa que abrange aspectos nutrológicos relacionados à doença, sob o olhar de palestrantes, escritores e docentes de renome nacional e internacional. É uma valiosa contribuição para a literatura científica, para o médico nutrólogo, numa abordagem da gravidade desta doença que é multifatorial e com comorbidades que atrapalham a evolução dos níveis adequados de saúde pública. Uma patologia tão prevalente não só no Brasil, como no mundo”, destaca Dr. Durval Ribas Filho.

Já a obra “Obeso Acolhido”, autoria de dr. Durval Ribas Filho e Arthur Kaufman, médico psiquiatra USP/SP, traz uma abordagem inédita, focada em situações constrangedoras e até inusitadas que muitas pessoas passam por serem obesas e que se somam à lista de outros preconceitos tão em pauta nos dias de hoje, como os raciais, étnicos, religiosos e sexuais. A “gordofobia”, como mostram os autores, é uma doença social e o seu combate não consiste em apenas lutar para que o obeso não seja perturbado e vítima de um potencial bullying.

“O livro é o retrato de uma idealização, que se tornou realidade, após eu atender centenas de pacientes obesos, em muitos anos de avaliações terapêuticas, e perceber um processo discriminatório, de estigmatização muito forte e robusto, em todos os seus aspectos, onde o obeso não é acolhido pela sociedade. Ao contrário; sofre preconceito”, declara Dr. Durval Ribas Filho.


Galeria