Então é Natal

Postado em: 23/12/2021

Estamos vivenciando um tempo que é de especial graça. Ele nos prepara para o Natal que já se avizinha, e ganha nome da dinâmica que o caracteriza: tempo de advento, tempo de feliz expectativa. As promessas feitas aos nossos antepassados, agora que “os tempos se fizeram maduros”, podemos como que apalpá-las realizadas. Deus olha com misericórdia para o seu povo, envia-lhe o Seu Filho bem-amado, e assim faz novas todas as coisas. 

Celebrar o verdadeiro Natal é o desafio que hoje se nos apresenta. Tantas coisas foram sendo acrescentadas à simplicidade da gruta de Belém, e a criança que sorri e nos alcança com sua ternura, aos poucos foi deixando de ser o centro dos festejos. A sociedade de consumo impõe um usurpador, e o dono da festa não é bem recebido em muitas casas e corações. As lâmpadas acesas, os ambientes enfeitados, as ceias natalinas e trocas de presentes, precisam voltar a sinalizar para uma realidade outra: “e o Verbo se fez carne, e habitou entre nós”! Já não temos mais porque temer, a luz venceu as trevas; a beleza do infante, espanta para longe toda a brutalidade que nos envolvia. Um tempo novo se inaugura. 

Num mundo no qual a miséria é multifacetária, também o abandono da criança na gruta de Belém, deve se tornar oportunidade para a retomada de antigos ideais. Por qual motivo, a criança teve que nascer numa gruta, no campo dos pastores? É que, “não havia lugar para eles nas hospedarias”! Nos dias atuais, continua faltando lugares para que “a Palavra se faça carne, e habite entre nós”. Na Belém do mundo, Deus continua em busca de corações generosos, como novas grutas, para que a criança repouse e continue sorrindo salvadoramente. 

No horizonte de nossas vidas, seremos julgados pelo amor, pelo bem que tivermos ou não praticado. Viva, portanto, este Natal, como momento de retomada da ação solidária que nos faz ver Cristo, mesmo com o rosto desfigurado, naqueles que conosco convivem. Permita-se um Natal diferente. Aceite recolocar o dono da festa, o menino que recebe de seus pais o nome de Jesus - Deus salva, no centro das comemorações. Que o seu seja, de fato, o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

“Um menino nos foi dado, um filho nos foi doado”, seu nome é Jesus, o Senhor! Feliz e santo Natal, para você e todos os seus.

 

Dom Valdir Mamede

Bispo Diocesano de Catanduva