Curso de Farmácia da UNIFIPA recebe inscrições para o vestibular

Postado em: 24/01/2022

90% dos alunos têm garantia de emprego

 

            Área de formação centrada nos fármacos, medicamentos e na assistência farmacêutica para o cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade, o curso de Farmácia da Unifipa está recebendo inscrições para seu vestibular continuado 2022. A novidade deste ano são as formas de ingresso que podem ser consultadas no edital em www.unifipa.com.br/site/vestibular

“A matriz curricular foi formatada com as novas diretrizes curriculares do MEC e os alunos têm aulas práticas ao longo de todo o curso, formação em Cuidados Farmacêuticos, com ênfase na Farmácia Clínica, cenários de Práticas Farmacêuticas do SUS nos diversos níveis de complexidade, monitorias, TCC e acompanhamento psicopedagógico, se necessário”, explica a coordenadora do curso, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno. De acordo com ela, ainda devido à matriz curricular os alunos fazem estágio supervisionado, com acompanhamento de docentes, desde o primeiro ano, a fim de agregar as atividades práticas ao conteúdo teórico do curso.

Os estágios incluem as mais importantes áreas de atuação do farmacêutico, com direcionamento pela própria instituição. Os estágios estão divididos em Estágio I – Saúde Pública (parceria com a Secretaria de Saúde de Catanduva); Estágio II – Farmácia Hospitalar (hospitais Padre Albino e Emílio Carlos); Estágio III – Manipulação Magistral Alopática e Homeopática; Estágio IV – Análises Clínicas e Toxicológicas e Estágio V – drogaria, indústria, cosméticos, alimentos, pesquisa, análises ambientais e áreas afins.

Diante dessa realidade, de acordo com Profa. Andreia, diversas empresas farmacêuticas de Catanduva têm percebido nos alunos do curso de Farmácia da Unifipa o perfil ideal para preenchimento de vagas e estágio remunerado nas áreas de drogaria e manipulação. Atualmente, 90% dos alunos do curso já estão inseridos no mercado de trabalho.

Além da infraestrutura completa que a Unifipa oferece, o curso possui salas de aulas ergonômicas, climatizadas, equipadas com multimídia; laboratórios multidisciplinares e específicos de Anatomia; Embriologia; Microscopia; Patologia e Citopatologia; Necropsia; Imuno-histoquímica; Biofísica, Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia. Os alunos do curso de Farmácia da Unifipa participam de campanhas de saúde, de Liga Estudantil (Liga Acadêmica de Farmácia) e de projetos de sustentabilidade e meio ambiente (descarte de medicamentos e perfurocortantes) e ministram palestras informativas em escolas e empresas. Na área da iniciação científica participam de congressos, simpósios e eventos científicos, com possibilidade de apresentação e publicação de trabalhos científicos.

            Ainda na graduação há possibilidade de estágios em Unidades Básicas de Saúde; farmácias hospitalares e farmácias com manipulação e homeopáticas; laboratórios de análises clínicas e toxicológicas; indústria farmacêutica, cosmética ou alimentícia, farmácia clínica, drogarias, cuidados farmacêuticos, pesquisa e desenvolvimento de fármacos e medicamentos, controle de qualidade, análises ambientais. E após a formação a inclusão no mercado de trabalho se dá em drogarias e farmácias; indústria farmacêutica, cosmética e de alimentos; hospitais e clínicas; perícia criminal; escolas de ensino superior.


Galeria