Curso de Biomedicina da UNIFIPA é destaque no cenário educacional

Postado em: 01/02/2022

             Apesar de ser relativamente novo, pois começou a funcionar em 2011, o curso de Biomedicina da UNIFIPA é destaque no cenário educacional em função das avaliações obtidas: Nota 4 no MEC; reconhecido como curso de Excelência pelo Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) e pelo ranking das Universidades Folha (RUF) de 2018 é o 69º no Brasil (entre mais de 300 cursos); 17º no Estado de São Paulo (entre mais de 200 cursos) e 1º na região Noroeste em 2018. Já em 2021 o curso está entre os 10 melhores do Estado de São Paulo, de acordo com o Quero Educação em parceria com esse jornal. O curso foi reconhecido pelo MEC em 2014.

            Voltado para a pesquisa de doenças, exames clínicos, desenvolvimento de tratamentos, novas formas de prevenção e melhoria da qualidade de vida da população em geral, o curso de Biomedicina da UNIFIPA possui salas e laboratórios específicos para aprimorar o ensino, Unidade Didática e de Pesquisas Experimentais e laboratórios multidisciplinares e específicos de Cultura de Células; Anatomia; Embriologia; Patologia e Citopatologia; Imuno-histoquímica; Biofísica, Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia; Cirurgia e Fisiologia Experimental; Citogenética; Parasitologia; Microbiologia e Imunologia.

            Com corpo docente constituído por professores mestres e doutores, o curso oferece aulas práticas com metodologia ativa, extensões e eventos; monitorias, TCC e acompanhamento psicopedagógico; incentivo à organização estudantil; programas de assistencialismo a pacientes, idosos e crianças carentes e preparação para concursos e entrevistas de trabalho.

            O coordenador do curso, Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves, informa que os alunos participam de projetos de extensão à comunidade através de palestras em escolas; eventos de promoção à saúde, sustentabilidade e meio ambiente para a população; feiras e campanhas informativas e eventos, como Semana da Biomedicina, Simpósio das Ligas (SILIGA), Desafio Cultural e Reunião de Egressos do curso de Biomedicina (REEBIO). “A pesquisa, continua, também é ponto forte do curso, com parceria internacional com a Universidade de Aveiro, Portugal; Iniciação Científica, com apresentações de trabalhos em congressos nacionais e internacionais; Trabalho de Conclusão de Curso em formato de artigo para revista; publicações internacionais e edição de capítulos e livros”.

            A partir do segundo semestre do primeiro ano, os alunos já fazem estágios nos laboratórios da UNIFIPA, em Unidades Básicas de Saúde e Centro de Zoonoses (segundo e terceiro anos); Laboratórios de Análises Clínicas dos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino (segundo a quarto anos); laboratórios de parceiros de Catanduva e região (segundo a quarto anos) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) (quarto ano). “Com isso os graduados pelo curso têm grandes chances de empregabilidade nas unidades de saúde da Fundação Padre Albino; laboratórios, hospitais e bancos de sangue; clínicas de estética; docentes em faculdades e universidades e atuação nas áreas de Biotecnologia, Imagenologia, Histopatologia e Citogenética e Patologia Clínica”, salienta Prof. Daniel.

            Os egressos participam ativamente de projetos do curso, que ainda oferece Pós-graduação lato sensu em Imagenologia, Microbiologia e Imunologia Clínicas, Citologia Esfoliativa e Onco-hematologia.

            Para os alunos do Ensino Médio e outros interessados, o curso tem o Programa "Meu dia de Biomédico", com visita às instalações da UNIFIPA para conhecerem a estrutura e acompanharem os trabalhos realizados nos laboratórios (estágio e pesquisa).

            As inscrições para o vestibular continuado 2022 estão abertas. O edital e as formas de ingresso estão no site www.unifipa.com.br/site/vestibular


Galeria