Treinamento para a equipe de enfermagem do “Emílio Carlos”

Postado em: 07/03/2022

Membros da equipe de enfermagem do Hospital Escola Emilio Carlos participaram de treinamento, entre 22 e 25 de fevereiro, in loco, nos setores de internação e unidades ambulatoriais, sobre medidas de prevenção de infecção de sítio cirúrgico e sobre o Protocolo de Cirurgia Segura – Meta 04 Internacional de Segurança do Paciente.

O treinamento, sob a responsabilidade das enfermeiras Érika Fachim Esteves, do Núcleo de Educação Permanente; Rosana Marcelino Braz, do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), e Luana Zamboni de Souza, no Núcleo de Segurança do Paciente, foi ministrado através do método de dinâmica. Foi utilizada uma roleta-russa com perguntas baseadas nas diretrizes da segurança do paciente e controle de infecção hospitalar com foco no cuidado ao paciente cirúrgico. Concomitantemente, no Centro Cirúrgico, houve capacitação sobre antissepsia cirúrgica das mãos aos cirurgiões e equipes.

Atualizar e capacitar os colaboradores sobre medidas de prevenção de infecção de sítio cirúrgico por meio da adesão a boas práticas, com utilização de protocolos institucionais baseados em evidencias cientificas, a fim de assegurar a qualidade da assistência prestada foi o objetivo do treinamento. “A cirurgia segura contempla medidas adotadas para redução do risco de eventos adversos (danos ao paciente), que podem acontecer antes, durante e após as cirurgias. O resultado esperado é mais segurança ao paciente com menos chances de danos assistenciais”, disse a enfermeira Érika Esteves.

 

 


Galeria