Cateterismo vesical: treinamento de manejo e técnica

Postado em: 08/03/2022

Com o objetivo de capacitar os colaboradores enfermeiros e coordenadores do Hospital Padre Albino para a execução com técnica correta da passagem do cateterismo vesical e cuidados com o dispositivo foi ministrado treinamento de 15 a 25 de fevereiro, na sala da Educação Permanente.

Os colaboradores, submetidos à todas as normas de segurança, receberam treinamento teórico/prático do manejo e técnica da sondagem vesical de demora e alivio através da enfermeira Ana Lúcia dos Santos, do Núcleo de Educação Permanente.

            A enfermagem desempenha papel de extrema importância no controle de processos infecciosos relacionados à assistência à saúde (IRAS), uma vez que a mesma atua diretamente na colocação do cateter vesical, bem como nos seus cuidados e manutenção”, explica Ana Lúcia. Para ela, pode-se dizer que a partir do momento em que os profissionais adotam medidas para segurança dos pacientes, essa ação contribui significativamente para a diminuição das taxas de infecção do trato urinário e outros eventos adversos relacionados ao catecismo vesical. “Desta forma é primordial o treinamento para que se preste cuidado seguro e de qualidade, visando medidas preventivas e a segurança do paciente”, conclui Ana Lúcia.

 


Galeria