No dia mundial do rim, Hospital Padre Albino realiza campanha de prevenção às doenças renais

Postado em: 14/03/2022

O Dia Mundial do Rim foi celebrado no último dia 10 de março com o tema “Saúde dos Rins para Todos”. A data sempre é comemorada na segunda quinta-feira do mês e neste ano a campanha esteve totalmente focada na educação, desenvolvendo a proposta “Educando sobre a doença renal”. 

Nos últimos dias 9 e 10, no Hospital Padre Albino, foram realizadas atividades de orientação aos pacientes e acompanhantes e entregues folhetos da campanha tirando dúvidas com profissionais da área. Um link com pesquisa para identificar o grau de conhecimento da população e dos profissionais sobre a Doença Renal Crônica foi desenvolvido e ao final da pesquisa o resultado com as respostas corretas era divulgado ao participante a fim de promover a educação através de informações sobre a doença. 

A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins mantida por três meses ou mais. Afeta uma em cada 10 pessoas adultas no mundo com taxas crescentes de acometimento na população. A DRC, em geral, não provoca sintomas nos estágios iniciais; por isso é importante conhecermos suas causas, fatores de risco e quais exames podem ser usados para seu rastreamento (creatinina sérica e exame de urina). O diagnóstico precoce, na maioria dos casos, pode retardar e até mesmo controlar a progressão da doença. 

Os maiores objetivos dessa campanha foi o de promover a saúde da população, garantindo acesso universal, sustentável e equitativo, provendo os cuidados essenciais e de alta qualidade, permitindo a acessibilidade à informação e tratamento nos diferentes grupos socioeconômicos, assim como fazer o rastreio (screening), de doenças renais e uma intervenção de cuidados de saúde primários e garantir que os pacientes com doenças renais recebam serviços básicos de saúde. 

Para Dra Luciana S. Devito Grisotto, da equipe do Serviço Renal Substitutivo, as doenças renais podem ser prevenidas; por isso é importante fazer o diagnóstico precoce e manter estilo de vida saudável. 

O link da pesquisa sobre doenças reais ainda está disponível para quem quiser responder e se aprofundar sobre o tema. É uma pesquisa que mede o conhecimento populacional sobre o assunto, sendo muito importante para o estudo da doença. Para responder a pesquisa o link é http//forms.gle/9pNvbyGruyeYuQfs6 


Galeria