Biomédico Imagenologista

Postado em: 31/03/2022

O biomédico habilitado em imagenologia não carrega uma câmera fotográfica, mas bem que poderia ser comparado a um fotógrafo. Opera uma variedade de equipamentos, como os de ressonância magnética e de tomografia computadorizada. Com esta especialidade faz registros do corpo humano. Só que, ao contrário do fotógrafo, seu foco é outro, o interior do corpo humano.

Quem optar pela imagenologia na Biomedicina irá auxiliar no diagnóstico médico. Mesmo não podendo interpretar nem assinar laudos de diagnóstico, ao biomédico cabe operar os equipamentos, além de desenvolver protocolos de estudos e técnicas. É necessário grande conhecimento de anatomia e de patologia para identificar e compreender as alterações mostradas nas imagens, além do gosto pela tecnologia.

Tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia, densitometria óssea, ultrassonografia e radiologia médica são alguns dos exames que o biomédico pode realizar. O profissional ainda pode atuar no campo da informática médica, em que trabalha com o armazenamento e o gerenciamento das informações (dados e imagens) relacionadas à saúde. Normalmente, o especialista nesta área atua em hospitais e clínicas de diagnóstico por imagem, onde pode também exercer um papel de coordenação do setor.