Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo é tema de estudos entre as Ligas de Enfermagem

Postado em: 01/04/2022

Neste dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. A nomenclatura utilizada atualmente é “Transtorno do Espectro do Autismo” (TEA) por ser um conjunto de comportamentos que afeta cada indivíduo de modo e grau diferentes, com ampla variedade no quadro. 

As pessoas com TEA não apresentam aspecto físico diferente, mas apresentam alterações nas áreas da comunicação e interação social, além de comportamentos interesses restritos e repetitivos. 

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 160 crianças tem transtorno do espectro autista. Essa estimativa representa um valor médio e a prevalência relatada varia substancialmente entre os estudos. 

A detecção precoce é fundamental para a imediata intervenção, de forma a favorecer a construção de abordagens que viabilizam o percurso da pessoa com TEA e de seus familiares em suas redes sociais. 

Nesse contexto, as equipes multiprofissionais de saúde contam com Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo, que oferece orientações às equipes multiprofissionais em relação ao cuidado à saúde da pessoa com TEA e de sua família nos diferentes pontos de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. 

Os alunos das ligas acadêmicas do curso de Enfermagem da Unifipa desenvolvem muitos estudos e trabalhos para compreender melhor o TEA, sempre orientados pela Prof.ª Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, coordenadora do curso, e a Prof. Dra. Maria Rita Braga, docente da disciplina de Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiátrica.