Trabalhos científicos da Enfermagem Unifipa são apresentados no Congresso Internacional da REBRAENS

Postado em: 12/04/2022

Dois Trabalhos de Conclusão de curso da Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa de 2021 foram apresentados no 3º CIREBRAENSP – Congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente, que aconteceu de 5 a 7 de abril passado.

O primeiro trabalho, “Cuidados paliativos e assistência de enfermagem na pandemia por Covid-19. Uma revisão de escopo”, foi apresentado pelas egressas Caroline Souza Ranzani, Lorena Pereira Solcia e Rosevânia Aparecida Colturato. O estudo ressalta que em situações de crise, como a pandemia por Covid-19, ações humanitárias têm compromissos com o público exposto, incluindo os cuidados paliativos, para garantir dignidade e conforto no processo do adoecimento e da morte e tem o objetivo de verificar tendências sobre cuidados paliativos e assistência de enfermagem durante a pandemia por COVID-19. O método utilizado foi revisão de escopo e os critérios de inclusão foram estudos publicados nos anos de 2020 e 2021, nos idiomas português e inglês, com disponibilidade eletrônica na íntegra.

O segundo trabalho apresentado, pelas egressas Regiane Cristina Barão, Valdirene Perpétua Leão Freitas e Vanessa Mariano, “Esgotamento profissional da equipe de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva especializada em Covid-19”, teve como objetivo identificar fatores de esgotamento psíquico e emocional dos profissionais de enfermagem que atuam na linha de frente em Unidade de Terapia Intensiva especializada em COVID-19. O método utilizado foi o estudo descritivo, quantitativo e prospectivo, realizado em uma instituição hospitalar com 69 profissionais de enfermagem, sendo 45 técnicos e 24 enfermeiros. As docentes responsáveis pelos trabalhos foram as professoras Taís Pagliuco Barbosa e Janaína Ornelas.


Galeria