Ambulatórios do “Emílio Carlos” atendem mais de 53 mil pacientes em 2021

Postado em: 09/05/2022

         Os Ambulatórios de Ensino do Hospital Emílio Carlos atenderam 53.035 pacientes de 19 municípios da microrregião de Catanduva em 2021. A informação consta no relatório anual de atividades da Fundação Padre Albino, mantenedora do hospital.

            Dos 53.035 pacientes, 52.519 foram atendidos pelo SUS, sendo Catanduva a cidade com maior número – 20.115. Em seguida vêm Novo Horizonte, 4.128; Itajobi, 3.290; Pindorama, 2.878; Tabapuã, 2.326; Santa Adélia, 2.224; Ariranha, 1.446; Paraíso, 1.202; Catiguá, 1.110. O Ambulatório atendeu, ainda, 9.509 pacientes de outras cidades.

            As especialidades mais procuradas foram Ortopedia/Traumatologia; Oncologia Clínica; Oncologia Cirúrgica; Cirurgia Plástica e Cardiologia, com maior atendimento para homens de 65 a 79 anos (6.833) e mulheres de 50 a 64 anos (8.701).

            Com relação a internação foram 3.905 pacientes, dos quais 3.561 pelo SUS. Catanduva foi a cidade com maior número de pacientes internados (1.443), seguida de Pindorama (217); Itajobi (209); Tabapuã (203) Novo Horizonte (185) Urupês (148) e Palmares Paulista (137). O hospital ainda internou 650 pacientes de outras cidades.

As especialidades mais procuradas foram Clínica Médica, Geriatria, Neurologia, Pneumologia, Cuidados Paliativos, Oncologia Clínica e Oncologia Cirúrgica, sendo que a faixa etária de 65 a 79 anos, tanto para o sexo masculino quanto para o feminino, foi a mais atendida.  

 

O hospital

Inaugurado na década de 60, o hospital era exclusivo para atendimento de tuberculose. No entanto, a doença passou a ser tratada ambulatorialmente e o número de pacientes que necessitava de internação diminuiu a ponto de a unidade hospitalar encerrar suas atividades. O hospital foi reativado em 05 de abril de 1983 para atendimento ambulatorial em diferentes especialidades e passou a ser administrado pela Fundação Padre Albino. Em 27 de janeiro de 1986 os setores de internação destinados ao Sistema Único de Saúde/SUS foram implantados.

            Com 32 mil metros quadrados de área construída e 12 alqueires de área total, o Hospital Emílio Carlos possui 169 leitos, sendo 132 leitos de Enfermaria SUS, um leito de Hospital Dia, 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI) e 24 leitos dedicados aos convênios, atendendo assim 85% pelo SUS. É hospital escola dos cursos de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino, mantido pela Fundação Padre Albino.

 

 

           Devido à pandemia de COVID-19 no ano de 2.021 foram instalados 30 leitos de Enfermaria Clínica, dos quais 22 leitos SUS e instalados 50 leitos de UTI Adulta Covid-19, sendo 35 leitos SUS.

O hospital é referência para Catanduva e região, com responsabilidade direta por 18 municípios, além do município sede, e dispõe de ambulatórios com 38 consultórios, distribuídos nas seguintes áreas: Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Clínica Pediátrica, Psiquiatria, Dermatologia, Moléstias Infecciosas, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Gastrocirurgia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica Geral, Clínica Vascular, Cirurgia Torácica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Aconselhamento Genético, Infectologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia, Oncologia, Pneumologia Geral, Reumatologia, Urologia e Geriatria.

           O hospital possui, ainda, Centro Oftalmológico com atendimento de glaucoma e exames oftalmológicos, tomografia computadorizada, radiologia, ecocardiograma, endoscopia, broncoscopia, espirometria, ultrassonografia com biópsia de mama, Serviço de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, EEG, ECG, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório Anátomo Patológico e Serviço de Radioterapia de Complexo Hospitalar. 

O hospital é certificado como Hospital Universitário junto ao MEC e ao Ministério da Saúde, faz parte da rede de Hospitais Sentinela da ANVISA e é centro de referência para média complexidade para ampla região do Estado de São Paulo.

Apesar das constantes dificuldades enfrentadas, a Fundação Padre Albino continua investindo na aquisição de equipamentos de última geração e realizando reformas em suas instalações para que possa oferecer aos que dele necessitem melhor atendimento e acolhimento na promoção da vida.

 


Galeria